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dc.contributor.advisorCamargo, Tatiana Souza dept_BR
dc.contributor.authorBuffon, Eliege Cassielept_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:26:01Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256925pt_BR
dc.description.abstractVivemos em uma sociedade que constantemente altera o ambiente em seu próprio benefício, e os ganhos econômicos obtidos muitas vezes não são refletidos para a comunidade que ali vive, e sim, na mais valia de pessoas que em muitas ocasiões não residem naquele local. Pensando nisso, e na perspectiva de vivermos em um espaço mais saudável social, ambiental e economicamente, este estudo propõe analisar a forma como os estudantes concebem o espaço no qual estão inseridos no que tange a perspectiva ambiental e no que se refere ao conceito de justiça ambiental. O estudo concretizou-se por meio da aplicação de uma sequência didática na qual se fez uso de imagens de satélite disponíveis no software Google Earth no intuito de reconhecer os locais que constituem-se em espaços de ocorrência de algum tipo de problema ambiental, além de identificar mudanças espaciais no bairro Vila Nova II ao longo da escala temporal, tudo isso, sendo observado e registrado em um caderno de campo. No que tange ao reconhecimento dos problemas ambientais, os estudantes não apresentam dificuldades, o mesmo ocorreu na identificação das mudanças espaciais no bairro ao longo da escala temporal em decorrência da expansão urbana ser bastante visível. Diante disto, pode-se concluir que por mais que houvesse facilidade por parte dos estudantes na identificação das questões ambientais, estas são vistas de maneira pontual e sem associação aos processos antrópicos, o que permite considerar que a maior parte dos estudantes desconhece tanto o termo como também o significado de justiça ambiental.pt_BR
dc.description.abstractWe live in a society that constantly changes the environment for its own benefit, and the economic gains obtained are often not reflected in the community that lives there, but in the added value of people who often do not reside there. With this in mind, and from the perspective of living in a healthier space socially, environmentally and economically, this study proposes to analyze how students conceive the space in which they are inserted from an environmental perspective and with regard to the concept of environmental justice. The study was carried out through the application of a didactic sequence in which satellite images available in the Google Earth software were used in order to recognize the places that constitute spaces of occurrence of some type of environmental problem, in addition to identify spatial changes in the Vila Nova II neighborhood along the temporal scale, all of this being observed and registered in a field notebook. Regarding the recognition of environmental problems, students do not have difficulties, the same occurred in the identification of spatial changes in the neighborhood along the temporal scale, as urban expansion is quite visible. In view of this, it can be concluded that, despite the fact that it was easy for students to identify environmental issues, they are seen in a timely manner and without association with anthropic processes, which allows us to consider that most students are so ignorant of the term. as well as the meaning of environmental justice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMeio ambientept_BR
dc.subjectSatellite imagesen
dc.subjectAstronavept_BR
dc.subjectEnvironmental justiceen
dc.subjectEnsino fundamental e médiopt_BR
dc.subjectEducationen
dc.titleUso de imagens de satélite na compreensão do conceito de justiça ambiental : uma perspectiva de estudantes dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeUse of satellite images in understanding the concept of environmental justice : a perspective of students in the final years of elementary educationen
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGallon, Mônica da Silvapt_BR
dc.identifier.nrb001161127pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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