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dc.contributor.advisorMalysz, Taispt_BR
dc.contributor.authorIwasaki, Ivone Menezespt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:25:37Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256908pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste artigo é descrever uma reflexão sobre a prática pedagógica, abordando tema horta medicinal como metodologia de ensino por investigação em sala de aula, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento pedagógico dos alunos do 7 ano, em uma escola pública do estado do RGS. A metodologia de coleta de dados constituiu-se em observação e registro de dados, através de um diário reflexivo como espaço narrativo do pensamento da professora, e com isso ter em mãos um interessante instrumento para repensar na importância do seu papel como mediador do conhecimento. Segundo a perspectiva do professor, além da análise em questão, o debate forneceu um respaldo por conteúdos, viabilizando uma visão do desempenho dos alunos quanto a um assunto abordado em sala de aula. Na sequência fez-se o relato da atividade. Como resultado do trabalho, foi constatado alunos motivados e interessados ao incentivo à pesquisa e a descoberta, promoveu a reflexão e o debate sobre a realidade que os cerca, favorecendo a integração do conhecimento científico com situações do cotidiano do aluno. Permitindo ao aluno entender como acontece as descobertas científicas. Foi possível verificar que o uso de uma metodologia diferenciada pode resultar na construção de novos conhecimentos.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this article is to describe a reflection on pedagogical practice, addressing the medicinal garden theme as a teaching methodology by classroom research, with the purpose of contributing to the pedagogical development of 7-year students in a public school in the state of RGS. The methodology of data collection consisted of observation and data recording, through a reflective diary as a narrative space of the teacher's thought, and with it to have in hand an interesting instrument to rethink the importance of her role as a mediator of knowledge. According to the teacher's perspective, in addition to the analysis in question, the debate provided a support for content, enabling an overview of the students' performance on a subject addressed in the classroom. Next, the activity was reported. As a result of the work, it was found to motivate and interest students to encourage research and discovery, promoted reflection and debate about the reality that surrounds them, favoring the integration of scientific knowledge with situations of the student's daily life. Allowing the student to understand how scientific discoveries happen. It was possible to verify that the use of a differentiated methodology can result in the construction of new knowledge.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMedicinal plantsen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectSustainable vegetable gardenen
dc.subjectHorta escolarpt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectBiodiversityen
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.subjectScience teachingen
dc.titleHorta medicinal como metodologia de ensino por investigação na aula de Ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coGallon, Mônica da Silvapt_BR
dc.identifier.nrb001164467pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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