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dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorGuzzo, Daniela Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:25:11Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256895pt_BR
dc.description.abstractA prática de ensino tradicional, que marcou o início da instituição escolar, ainda hoje muito utilizada, se distancia cada vez mais da realidade atual, pois a necessidade de mudanças nas metodologias de ensino tradicionais estão cada vez mais evidentes. Existe uma crescente insatisfação da sociedade com o modelo tradicional de ensino, que, para muitos, pouco contribui no processo de aprendizagem. Esse tipo de abordagem dá lugar as Metodologias Ativas de Ensino, cada vez mais utilizadas por professores que acreditam ser possível promover mudanças em suas práticas pedagógicas, buscando uma aprendizagem mais significativa para seus alunos. A Aprendizagem Baseada em Problemas surge neste cenário como um método transdisciplinar, uma metodologia voltada para a aquisição do conhecimento por meio da resolução de situações. A intenção é fazer com que o aprendizado seja mais dinâmico e ocorra de forma simultânea, fazendo com que o aluno tenha as bases teóricas e teste-as ao mesmo tempo. Aqui, o professor não é mais visto como um mestre que se posiciona em frente à classe e dá a sua aula. O professor atua como um guia que conduz os estudantes e caminha lado a lado a eles na busca pelo conhecimento. Logo, o presente trabalho de pesquisa tem como objetivo apresentar, abordar as principais características, vantagens, potencialidades e a relevância desta metodologia. O trabalho ocorreu sem a participação direta de alunos e a metodologia foi exemplificada através de uma proposta didática, onde foram abordados conceitos de Física trabalhados no 7º ano do Ensino Fundamental. Deseja-se que esta pesquisa venha colaborar e incentivar todos que trabalham com a Física a fazer uso deste tipo de prática em suas aulas de modo a despertar o interesse dos alunos, fazer da matéria o menos abstrata possível e aumentar significativamente o aprendizado dos alunos. Espera-se também, demonstrar como a metodologia da ABP é relevante para o desenvolvimento de conteúdos no ensino de Física, pois ela coloca o aluno como protagonista do seu processo de aprendizagem, trabalhando com eles situações reais, o envolvendo nas aulas e claro, quanto mais engajado o aluno está em seu processo de aprendizagem, maiores as chances de sucesso no processo.pt_BR
dc.description.abstractThe practice of traditional teaching, which marked the beginning of the school institution, which is still widely used today, is increasingly distant from the current reality, as the need for changes in traditional teaching methodologies is increasingly evident. There is a growing dissatisfaction in society with the traditional teaching model, which, for many, contributes little to the learning process. This type of approach gives rise to Active Teaching Methodologies, increasingly used by teachers who believe it is possible to promote changes in their pedagogical practices, seeking a more meaningful learning for their students. Problem-Based Learning appears in this scenario as a transdisciplinary method, a methodology aimed at acquiring knowledge through the resolution of situations. The intention is to make learning more dynamic and occur simultaneously, making the student have the theoretical foundations and test them at the same time. Here, the teacher is no longer seen as a teacher who stands in front of the class and gives his lecture. The teacher acts as a guide who leads the students and walks side by side with them in their quest for knowledge. Therefore, this research work aims to present, address the main characteristics, advantages, potential and relevance of this methodology. The work took place without the direct participation of students and the methodology was exemplified through a didactic proposal, where concepts of Physics worked on in the 7th year of Elementary School were addressed. It is hoped that this research will collaborate and encourage everyone who works with Physics to make use of this type of practice in their classes in order to awaken students' interest, make the subject as less abstract as possible and significantly increase student learning. It is also expected to demonstrate how the PBL methodology is relevant for the development of content in the teaching of Physics, as it places the student as the protagonist of their learning process, working with them in real situations, involving them in classes and, of course, how much the more engaged the student is in their learning process, the greater the chances of success in the process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectActive teaching methodologiesen
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectProblem-based learningen
dc.subjectTeaching physicsen
dc.titleAprendizagem baseada em problemas e o ensino de Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coPittol, Michelept_BR
dc.identifier.nrb001160394pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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