Show simple item record

dc.contributor.advisorGeimba, Mercedes Passospt_BR
dc.contributor.authorCorrêa, Cristiane Dusterpt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:24:53Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256880pt_BR
dc.description.abstractA revolução industrial, a globalização e os avanços tecnológicos trouxeram como consequência o consumismo, que cresce vertiginosamente. Para que as indústrias possam atender as demandas da sociedade, é preciso que aumente o uso dos recursos naturais. Porém é preciso consumir com consciência, pensando em sustentabilidade. Um dos públicos que mais consome bens materiais são os adolescentes, por isso a escolha deste público para objeto deste estudo. O objetivo principal é avaliar como a aquisição ou não de bens de consumo, pelos adolescentes, em uma escola da rede estadual de ensino, situada na periferia da cidade de Canoas, influencia as relações sociais. Buscamos identificar fatores relacionados ao consumismo; identificar possíveis impactos socioeconômicos e ambientais resultantes do consumismo e propor alternativas para diminuir o consumo desnecessário. Estes dados foram coletados a partir de leituras indicadas e posterior rodas de conversas presenciais para reflexão acerca dos pontos de vistas dos estudantes.pt_BR
dc.description.abstractThe industrial revolution, globalization and technological advances have brought consumerism as a consequence, which is growing rapidly. For industries to be able to meet society's demands, it is necessary to increase the use of natural resources. However, it is necessary to consume with awareness, thinking about sustainability. Adolescents are one of the groups that most consume material goods, which is why this public was chosen as the object of this study. The main objective is to analyze how the acquisition of consumer goods by adolescents in a state school located on the outskirts of the city of Canoas influences social relations. We will seek to identify factors and/or reasons for the consumption of material goods; analyze how much this consumption persuades social and family relationships and propose alternatives to reduce consumption/consumerism. These data will be collected from indicated readings and subsequent rounds of virtual conversations for reflection on the students' points of view.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConsumerismen
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectBens de consumopt_BR
dc.subjectConscious consumptionen
dc.subjectConsumismopt_BR
dc.subjectSustainabilityen
dc.titleO despertar da consciência em relação a bens de consumopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFernandez, Sarita Mercedespt_BR
dc.identifier.nrb001160158pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record