Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMotta, Amanda de Souza dapt_BR
dc.contributor.authorEggler, Anaí Minuzzopt_BR
dc.date.accessioned2023-04-12T03:24:50Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256878pt_BR
dc.description.abstractConsiderando que as ferramentas pedagógicas facilitam a aprendizagem, o objetivo desta pesquisa foi identificar as formas de utilização de Mapas Conceituais pelos alunos nas aulas de Ciências, através de experiências vivenciadas com duas turmas de Ensino Fundamental, onde esta ferramenta pedagógica oportunizou uma aprendizagem significativa. A prática com os alunos envolveu a Evolução dos Seres Vivos, principalmente por ser um conteúdo que desperta curiosidade entre eles. Com questionários individuais, entrevistas e a observação (participante) durante a construção dos Mapas Conceituais pelos alunos, foi possível verificar o processo de elaboração de argumentos e das conexões estabelecidas por eles. Ao mesmo tempo, por meio de uma abordagem qualitativa, também foi possível identificar a interação entre os conhecimentos prévios dos alunos e os novos conceitos, caracterizados nos Mapas Conceituais produzidos por eles.pt_BR
dc.description.abstractConsidering that pedagogical tools facilitate learning, the objective of this research was to identify the ways of using Conceptual Maps by students in science classes, through lived experiences with two elementary school classes, where this pedagogical tool provided a meaningful learning. The practice with the students involved the Evolution of Living Beings, mainly because it is a content that arouses curiosity among them. With individual questionnaires, interviews and the observation (participant) of the construction of conceptual maps by the students, it was possible to verify the process of elaboration of arguments and the connections established by them. At the same time, through a qualitative approach, it was also possible to identify the interaction between the students' previous knowledge and the new concepts, characterized in the Conceptual Maps produced by them.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConceptual mapen
dc.subjectMapa conceitualpt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectArgumentsen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMeaningful learningen
dc.titleContribuições do uso do mapa conceitual ao ensino de Ciênciaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRockembach, Caroline Tuchtenhagenpt_BR
dc.identifier.nrb001154133pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples