Educação alimentar de estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola pública do RS : uma necessidade de melhoria
Visualizar/abrir
Data
2021Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Food education in the 6th year : a need for improvement
Assunto
Resumo
Este trabalho teve por objetivo reestruturar as rotinas alimentares de 15 estudantes de 6º ano de uma escola pública de ensino fundamental do município de Eldorado do Sul/RS. Utilizou-se uma análise qualitativa apoiada em um exercício de reflexão, auxiliada por técnicas como brainstorming e Design Thinking, visando o estímulo a obtenção de resultados a partir da reflexão do próprio estudante sobre a sua forma e rotina de se alimentar, conscientizando-os em uma conversa guiada por uma nutricioni ...
Este trabalho teve por objetivo reestruturar as rotinas alimentares de 15 estudantes de 6º ano de uma escola pública de ensino fundamental do município de Eldorado do Sul/RS. Utilizou-se uma análise qualitativa apoiada em um exercício de reflexão, auxiliada por técnicas como brainstorming e Design Thinking, visando o estímulo a obtenção de resultados a partir da reflexão do próprio estudante sobre a sua forma e rotina de se alimentar, conscientizando-os em uma conversa guiada por uma nutricionista sobre os malefícios de alimentos processados e ultraprocessados para o organismo a curto e longo prazo, apresentando-os também a um aplicativo de uso livre sobre a qualidade alimentar de diversos produtos e marcas existentes nos ambientes de compras de alimentos. Os resultados demonstraram que os estudantes participantes detêm de uma alimentação próxima ao esperado, necessitando apenas de pequenos ajustes em suas rotinas, validando o aspecto qualitativo da pesquisa e em se tratando de ação, tornando-os agentes da mudança em longo prazo. ...
Abstract
This work aimed to restructure the eating routines of 15 students from the 6th grade from a public elementary school in the city of Eldorado do Sul/RS. A qualitative analysis was used, supported by an reflection exercise, aided by techniques such as brainstorming and Design Thinking. It was aimed to stimulate the achievement of results from the student's own reflection on their way and routine of eating, making them aware in a conversation guided by a nutritionist about the short and long-term ...
This work aimed to restructure the eating routines of 15 students from the 6th grade from a public elementary school in the city of Eldorado do Sul/RS. A qualitative analysis was used, supported by an reflection exercise, aided by techniques such as brainstorming and Design Thinking. It was aimed to stimulate the achievement of results from the student's own reflection on their way and routine of eating, making them aware in a conversation guided by a nutritionist about the short and long-term harms of processed and ultra-processed foods to the body. Also, they were introduced to a free-to-use application on the food quality of various products and brands existing in food shopping environments. The results showed that the participating students had a diet close to what was expected, requiring only small adjustments in their routines, validating the qualitative aspect of the research and, in the case of action, making them agents of long-term change. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
-
Ciências Biológicas (183)
Este item está licenciado na Creative Commons License