Questão de pele : propostas para combater o racismo estrutural através da educação antirracista
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho versa sobre a minha experiência pessoal enquanto homem negro no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS e seu currículo eurocentrado, discorrendo sobre o racismo estrutural e a representatividade negra (ou falta dela) no ensino de arte e em suas práticas pedagógicas, alertando para a importância da educação antirracista como forma de resistência ao racismo estrutural. Apresento atividades pedagógicas que promovem o debate sobre temas tão urgentes para a nossa sociedade: ra ...
Este trabalho versa sobre a minha experiência pessoal enquanto homem negro no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS e seu currículo eurocentrado, discorrendo sobre o racismo estrutural e a representatividade negra (ou falta dela) no ensino de arte e em suas práticas pedagógicas, alertando para a importância da educação antirracista como forma de resistência ao racismo estrutural. Apresento atividades pedagógicas que promovem o debate sobre temas tão urgentes para a nossa sociedade: racismo, educação antirracista, branquitude e negritude, desenvolvidas durante os estágios obrigatórios do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFRGS, bem como a construção de um site que, dentre outras possibilidades, traz um mapeamento de artistas visuais negros, negras e negres. O trabalho será desenvolvido apoiado nos estudos sobre racismo estrutural/institucional de Sílvio Luiz de Almeida, sobre educação antirracista (ou das relações étnico-raciais) em Nilma Lino Gomes e Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva e, sobre epistemicídio, em Boaventura de Souza Santos. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License