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dc.contributor.authorAmaral, Luara do Nascimento dopt_BR
dc.contributor.authorBitencourt, Fernando Valentimpt_BR
dc.contributor.authorLamers, Juliana Maciel de Souzapt_BR
dc.contributor.authorOlsson, Thais Ostroskipt_BR
dc.contributor.authorToassi, Ramona Fernanda Ceriottipt_BR
dc.date.accessioned2023-03-30T03:24:06Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256520pt_BR
dc.description.abstractEste estudo observacional transversal analisou a perspectiva de atuação profissional do cirurgião-dentista na Estratégia Saúde da Família (ESF). Os participantes foram estudan-tes do último semestre de graduação em Odontologia de Universidade Pública do Sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada de 2010-2019, pela aplicação de instrumento de pesquisa semiestruturado, autoaplicável e pré-testado. Análises estatísticas descri-tivas e modelos de regressão logística binária foram usados para estimar aOdds Ratio (OR) não ajustada e ajustada e o intervalo de confiança (IC) de 95% correspondente para associação entre as turmas de formandos e a atuação profissional na ESF. As respostas à questão aberta foram classificadas por temas emergentes, na perspectiva da análise te-mática de conteúdo. Participaram da pesquisa 677 estudantes de Odontologia (percen-tual de resposta: 85,1%). Estudantes concluintes das turmas de 2015-2019 tiveram 2,06 vezes mais probabilidade (IC95% 1,49-2,85) de considerar a atuação de 40 horas da ESF quando comparados aos estudantes das turmas de 2010-2014. Mulheres tinham 1,77 vezes mais probabilidade (IC 95% 1,32-2,36) de pretensão de atuar na ESF em compara-ção com os homens. O interesse pela atuação profissional no Sistema Único de Saúde (SUS)/Atenção Primária à Saúde (APS) foi explicado por fatores relacionados à afinidade com a área da Saúde Pública/SUS, possibilidade de atuação junto a equipes multiprofissionais, contato próximo a pacientes-famílias-comunidades, estabilidade financeira, boas condições de trabalho e de carrei-ra profissional, bem como realização pessoal e profissional. Experiências positivas de aprendizado na APS oportunizadas pelo estágio curricular, junto a equipes multiprofissionais e às pessoas-famí-lias-comunidade, foram determinantes para o interesse dos estudantes pela atuação profissional na ESF. Recomenda-se que os resultados desta pesquisa sejam complementados por estudos que inclu-am egressos do curso e abordagens qualitativas de pesquisa, buscando a compreensão da atuação desses profissionais no SUS e a avaliação das políticas de educação e saúde adotadas no Brasil.pt_BR
dc.description.abstractThis cross-sectional observational study analyzed the professional dentist’s performance in the Family Health Strategy (FHS). The participants were final-semester dental students from a Southern Brazilian public universi-ty. Data collection was conducted from 2010-2019, by applying a semi-structured, self-applied and pre-tested research instrument. Descriptive statistical analyzes and binary logistic regression models were used to esti-mate the unadjusted and adjusted Odds Ratio (OR) and the corresponding 95% confidence interval (CI) for the association between graduating groups and professional activity in the FHS. The answers to the open question were classified by emerging themes, from the perspective of thematic content analysis. 677 dental students participated (percentage of response: 85.1%). Final-semester dental students from the 2015-2019 classes were 2.06 times more likely (95%CI 1.49-2.85) to consider the 40-hour ESF performance when compared to students from the 2010-2014 classes. Women were 1.77 times more likely (95% CI 1.32-2.36) to intend to work in the FHS compared to men. The interest in professional practice in the Unified Health System (SUS)/Primary Health Care (PHC) was explained by factors related to the affinity with the area of Public Health/SUS, the possibility of working with multidisciplinary teams, direct contact with patients-families-communities, economic stability, work conditions and professional career, as well as personal and professional achievement. Positive learning experiences in PHC provided by the undergraduate curriculum internship with multidisciplinary teams and people-families-community were crucial for the students’ interest in professional practice in the FHS. It is rec-ommended that our results are complemented by studies that include egress students and qualitative research approaches, seeking to understand the performance of these professionen
dc.description.abstractEste estudio observacional transversal analizó la perspectiva del desempeño profesional del cirujano dentista en la Estrategia de Salud Familiar (ESF). Los participantes eran estudiantes de último semestre de Odontología de una universidad pública del sur de Brasil. La recolección de datos se realizó en el período comprendido entre 2010-2019, mediante la aplicación de instrumento de investigación semiestructurado, autoaplicado y previa-mente probado. Se utilizaron análisis estadísticos descriptivos y modelos de regresión logística binaria para es-timar la Odds Ratio (OR) no ajustada y ajustada y el correspondiente intervalo de confianza (IC) del 95% para la asociación entre grupos de egreso y actividad profesional en la ESF. Las respuestas a la pregunta abierta fueron clasificadas por temas emergentes, desde la perspectiva del análisis de contenido temático. 677 estudiantes de Odontología participaron en la encuesta (porcentaje de respuesta: 85,1%). Los estudiantes de último año de las clases de 2015-2019 tenían 2,06 veces más probabilidades (95 % IC 1,49-2,85) de considerar el rendimiento de ESF de 40 horas en comparación con los estudiantes de las clases de 2010-2014. Las mujeres tenían 1,77 veces más probabilidad (IC 95% 1,32-2,36) de tener la intención de trabajar en la ESF en comparación con los hombres. El interés por la práctica profesional en el Sistema Único de Salud (SUS)/Atención Primaria de Salud (APS) se explicó por factores relacionados con la afinidad con el área de Salud Pública/SUS, posibilidad de trabajar con equipos multidisciplinarios, contacto cercano con pacientes-familias-comunidades, estabilidad financiera, buenas condiciones de trabajo y carrera profesional, así como realización personal y profesional. Las experiencias positivas de aprendizaje en APS proporcionadas por las prácticas curriculares con equipos multidisciplinares y personas-familias-comunidad fueron determinantes para el interés de los estudiantes en el desempeño profesional en la ESF. Se recomienda que los resultados de esta investigación se complementen con estudios que incluyan a los graduados del curso y con enfoques de investigación cualitativa, buscando comprender el desempeño de estos profesionales en el SUS y la evaluación de las políticas de educación y salud adoptadas en Brasiles
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (ago./dez. 2022), 15 p.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectFamily Healthen
dc.subjectEstudantes de odontologiapt_BR
dc.subjectPrimary Health Careen
dc.subjectSaúde da famíliapt_BR
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectUnified Health Systemen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.titleEstratégia Saúde da Família como cenário de atuação profissional do cirurgião-dentista : análise da percepção de estudantes de Odontologiapt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162811pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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