Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCarvalho, Rodrigo Saballa dept_BR
dc.contributor.authorSantos, Nathalia Scheuermann dospt_BR
dc.contributor.authorTebaldi, Lisiane Rossattopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-30T03:23:27Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn1518-3483pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256492pt_BR
dc.description.abstractA partir do campo dos Estudos Sociais da Infância, o artigo é decorrente de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, cujo objetivo é analisar as discussões éticas presentes em pesquisas com crianças na Educação Infantil. Para tanto, o artigo apresenta uma análise das investigações realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), no período de 2006 a 2021. A materialidade investigativa é constituída de 32 investigações, sendo 6 teses e 26 dissertações. Para análise do material, foram utilizados procedimentos de análise do conteúdo, os quais possibilitaram definir as seguintes unidades analíticas: contextualização das pesquisas (apresentação do campo de pesquisa e participantes); concepções éticas (discussões sobre concordância das instituições, consentimento livre e esclarecido, assentimentolivre e esclarecido das criançase modos de participação das crianças); reflexividade do pesquisador (informações sobre a entrada em campo, desenvolvimento da investigação, saída do campo e devolutiva da pesquisa). Com as análises, foi possível depreender a imprescindibilidade da discussãodetalhadada pauta ética na pesquisa com crianças; a relevância das discussões metodológicas das pesquisas enquanto escolhas éticas;a importância da afirmação das crianças como atores sociais de pleno direito nas pesquisas,assim como da reflexividade do pesquisador em todo o processo investigativo.pt_BR
dc.description.abstractFrom the perspective of the field of Social Studies of Childhood, this paper results from state-of-knowledge research that aims to analyze the ethical discussions present in research involving children in Early Childhood Education. To this end, the articlepresents an analysis of studies carried out in the Graduate Program in Education, in the Childhood Studies research line, at the Federal University of Rio Grande do Sul (Brazil), from 2006 to 2021. The research corpus consists of 32 studies, of which 6 are doctoral dissertations and 26 are master’s theses. To analyze the material, content analysis procedures were used, making it possible to define the following analytical units: research contextualization (presentation of the research field and participants); ethical framework(discussions about institutional agreement, informed consent, children’s informed assentand degree of participation); researcher’s reflexivity (information about entering the field, research development, leaving the field, and research feedback). With the analyses, it was possible to deduce the indispensability of discussingin detailthe ethical agenda in research involving children; the relevance of discussions about research methodologies as ethical choices; the importance of affirming children as social actorsintheir own right in research,as well as the researcher’s ethical reflexivity throughout the research process.en
dc.description.abstractDesde el campo de los Estudios Sociales de la Infancia, el artículo proviene de una investigación del tipo estado del conocimiento, que tiene el objetivo de analizar los debates éticos presentes en investigaciones con niños en la Educación Infantil. Para ello, el artículo presenta un análisis de las investigaciones realizadas en el Programa de Posgrado en Educación en la línea de investigación Estudios sobre Infancias, de la Universidad Federal de Río Grande del Sur (Brasil), en el periodo de 2006 a 2021. El material investigativo se constituye de 32 investigaciones compuestas por 6 tesis y 26 tesinas. Para el análisis del material, se utilizaron procedimientos de análisis de contenido, que permitieron definir las siguientes unidades analíticas: contextualización de las investigaciones (presentación del campo de investigación y participantes), concepciones éticas (debates sobre acuerdo de las instituciones, consentimiento libre e informado, acuerdolibre e informadode los niñosy modos de su participación); reflexión del investigador (información sobre entrada en campo, desarrollo de la investigación, salida de campo y resultados de la investigación). Con los análisis, se pudo inferir la imprescindibilidad del debate detallado de la pauta ética en la investigación con niños; la relevancia de los debates metodológicos de las investigaciones en cuanto elecciones éticas; y la importancia deafirmar a los niños como actores sociales de pleno derecho en las investigaciones, así comola reflexión ética del investigador en todo el proceso investigativo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista diálogo educacional. Curitiba, PR. Vol. 23, n. 76 (jan./mar. 2016), p. 18-46pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthicsen
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectResearch involving childrenen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationen
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectÉticaes
dc.subjectInvestigación con niñoses
dc.subjectEducación infantiles
dc.titleÉtica na pesquisa com crianças : investimentos teóricos, reflexões e desafios em investigações na educação infantilpt_BR
dc.title.alternativeEthics in research involving children : theoretical input, reflections, and challenges in studies in early childhood educationen
dc.title.alternativeÉtica en la investigación con niños : inversiones teóricas, reflexiones y desafíos en investigaciones en Educación Infantiles
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001165336pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples