Mostrar registro simples

dc.contributor.authorQuadros, Marisa Flores dept_BR
dc.contributor.authorArenhaldt, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-30T03:23:12Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1982-3207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256480pt_BR
dc.description.abstractO artigo apresenta um recorte da pesquisa intitulada A educação permanente no contexto das práticas na saúde: o descortinar do olhar através das narrativas para a saúde do trabalhador, tendo como cenário um Programa de Educação Permanente em Saúde na região Macrosul do Rio Grande do Sul. O texto objetiva refletir sobre a experiência com oficinas pedagógicas realizadas no referido Programa, em que foram empregadas narrativas orais e imagéticas. Para o desenvolvimento pedagógico foi utilizada uma plataforma virtual para disponibilizar materiais teóricos, organizar as atividades assíncronas, assim como as fotografias compartilhadas dos contextos de trabalhadores das Vigilâncias em Saúde do Trabalhador. Nos momentos síncronos empregaram-se materiais como textos, poesia, vídeos e discussões sobre as fotos. As imagens destacaram diferentes situações e significados de suas atuações no Sistema Único de Saúde. As experiências apontam para elementos relevantes no conceito de Educação Permanente em Saúde e de saberes que são construídos e incorporados no trabalho. O percurso de pesquisa-intervenção possibilitou construir conhecimentos coletivamente, ressignificar práticas e viabilizou elementos para melhor intervir nos processos laborais e educacionais. As narrativas transformaram-se em um caminho para o entendimento das experiências e assim contribuíram na implementação e aperfeiçoamento das políticas públicas de Saúde e Educação.pt_BR
dc.description.abstractThe article presents an excerpt from the research entitled Permanent education in the context of health practices: the unveiling of the look through narratives for workers' health, taking into account a Permanent Health Education Program in the Macrosul region of Rio Grande do Sul. South. The text aims to reflect on the experience with pedagogical workshops held in the aforementioned Program, in which oral and imagery narratives were used. For pedagogical development, a virtual platform was used to provide theoretical materials, organize asynchronous activities, as well as shared photographs of the contexts of workers inOccupational Health Surveillance. In the synchronous moments, materials such as texts, poetry, videos and discussions about the photos were used. The images highlighted different situations and meanings of their actions in the Unified Health System. The experiences point to relevant elements in the concept of Permanent Education in Health and knowledge that is built and incorporated in the work. The research-intervention route made it possible to collectively build knowledge, re-signify practices and made possible elements to better intervene in work and educational processes. The narratives became a way to understand the experiences and thus contributed to the implementation and improvement of public policies in Health and Education.en
dc.description.abstractEl artículo presenta un extracto de la investigación titulada La educación permanente en el contexto de las prácticas de salud: el develamiento de la mirada a través de las narrativas para la salud del trabajador, teniendo como escenario un Programa de Educación Permanente en Salud en la región del Macrosul de Río Grande del Sur. El texto pretende reflexionar sobre la experiencia con talleres pedagógicos realizados en el mencionado Programa, en los que se utilizaron narrativas orales y de imágenes. Para de las actividades se utilizó una plataforma virtual para brindar materiales teóricos, organizar actividades asincrónicas, así como fotografías compartidas de contextos de trabajadores en Vigilancia en Salud Ocupacional. En los momentos sincrónicos se utilizaron materiales como textos, poesías, videos y discusiones sobre las fotos. Las imágenes destacaron diferentes situaciones y significados de sus acciones en el Sistema Único de Salud. Las experiencias señalan elementos relevantes en el concepto de Educación Permanente en Salud y saberes que se construyen e incorporan en el trabajo. El camino de investigación-intervención posibilitó la construcción colectiva de saberes, replanteó prácticas y posibilitó elementos para intervenir mejor en los procesos laborales y educativos. Las narrativas se convirtieron en una forma de comprensión de las experiencias y así contribuyeron para la implementación y mejora de las políticas públicas de salud y educación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPolíticas educativas : revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Disciplinário Educação para a Integração da Associação de Universidades Grupo Montevidéu. Vol. 16, n. 1 (2022), p. 10-24pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectHealth Unic Systemen
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectWorker's healthen
dc.subjectSistema Único de Saúdept_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectEducación permanentees
dc.subjectSistema único de Saludes
dc.subjectSalud del trabajadores
dc.titleOficinas pedagógicas e narrativas orais e imagéticas : uma experiência de educação permanente em saúdept_BR
dc.title.alternativePedagogical workshops and oral and imagery narratives : a nexperience of continuing education in health en
dc.title.alternativeTalleres pedagógicos y narrativas orales e imaginarias : una experiencia de educación permanente en salud es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001163491pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples