Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCruvinel, Belarmina Vilelapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Camila Alberto Vicente dept_BR
dc.contributor.authorNez, Egeslaine dept_BR
dc.date.accessioned2023-03-30T03:21:19Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2238-9210pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/256445pt_BR
dc.description.abstractEm tempos de incertezas, o presente texto aborda os saberes e a formação dos professores considerando-o como protagonistas dos processos de ensinar e aprender na escola. Tendo como base empírico-metodológica, entrevistas com docentes de uma Rede Pública de Educação de um município do interior goiano, realizadas para uma pesquisa de mestrado. Nessa direção, o artigo pretende responder: como os docentes encaram o fazer cotidiano como espaço de formação e reflexão sobre a prática? Diante disso, objetiva-se refletir se e de que forma a prática docente e o envolvimento pessoal no seu fazer produzem um saber único e exclusivo do profissional-professor. O referencial teórico e as entrevistas apontam que o saber docente pode ser retratado como um mosaico de saberes oriundos da formação inicial, das experiências do cotidiano, das iniciativas pessoais e profissionais de formação continuada, erigindo uma única imagem que revela um profundo envolvimento do professor com o seu fazer cotidiano.pt_BR
dc.description.abstractIn times of uncertainty, this article addresses the knowledge and training of teachers, considering them as the protagonists of the processes of teaching and learning at school. With empirical-methodological basis, interviews with teachers from a Public Education Network in a municipality in the interior of Goiás, were carried out for a master's degree research. In this sense, this article intends to answer: how do teachers face daily tasks as a space for training and reflecting on their own practice? Therefore, the objective is to reflect on whether and in what way the teaching practice and the personal involvement in the own work produce a unique and exclusive knowledge of the professional-teacher. The theoretical framework and the interviews point out that the teaching knowledge can be portrayed as a mosaic of knowledge originated from the initial training, from the daily experiences, from the personal and professional initiatives of continuing formation, creating a single image that reveals a profound involvement of the teacher with the own daily tasks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Panorâmica. Cuiabá, MT. Vol. 37 (set./dez. 2022), p. 311-329pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeacher knowledgeen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectDaily school lifeen
dc.subjectEnseñanza del conocimientoes
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectEscuela todos los díases
dc.titleEnvolvimento no fazer cotidiano : reflexões sobre formação docentept_BR
dc.title.alternativeInvolvement in daily tasks : reflections on teacher trainingen
dc.title.alternativeParticipación en el hacer cotidiano : reflexiones sobre la formación docentees
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001164988pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples