Inscrições do "Eu" na paisagem : sobrevivências do autorretrato de Costas
Fecha
2022Autor
Resumo
A partir de interpretações propostas por Carlo Ginzburg e Georges Didi-Huberman, este breve ensaio recorre a instrumentos de análise legados por Aby Warburg para a abordagem crítica de trabalhos artísticos. Empregam-se as noções de nachleben, pathosformelne inversão energéticaem um estudo de caso que busca aproximar vídeos e fotografias de uma jovem artista brasileira contemporânea, Marina Camargo, e uma aquarela de 1822, de autoria do britânico Augustus Earle. A partir de analogias que incluem ...
A partir de interpretações propostas por Carlo Ginzburg e Georges Didi-Huberman, este breve ensaio recorre a instrumentos de análise legados por Aby Warburg para a abordagem crítica de trabalhos artísticos. Empregam-se as noções de nachleben, pathosformelne inversão energéticaem um estudo de caso que busca aproximar vídeos e fotografias de uma jovem artista brasileira contemporânea, Marina Camargo, e uma aquarela de 1822, de autoria do britânico Augustus Earle. A partir de analogias que incluem obras de Caspar David Friedrich e ainda outros artistas, discute-se como autores de épocas tão distintas e geografias tão remotas encontraram meios semelhantes para a representação de motivos que lhes eram estranhos e impactantes: incluíram a si mesmos nas paisagens, de frente para o tema e de costas para o observador, valendo-se de algum humor, ou pelo menos de certa ironia ...
En
ARJ : Art Research Journal : Revista de Pesquisa em Arte. Natal : ABRACE, 2022. Vol. 9, n. 1 (jun. 2022), p. 1-21
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40281)Lingüística, Letras y Artes (2737)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License