Inscrições do "Eu" na paisagem : sobrevivências do autorretrato de Costas
dc.contributor.author | Veras, Eduardo Ferreira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T03:24:08Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2357-9978 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/256347 | pt_BR |
dc.description.abstract | A partir de interpretações propostas por Carlo Ginzburg e Georges Didi-Huberman, este breve ensaio recorre a instrumentos de análise legados por Aby Warburg para a abordagem crítica de trabalhos artísticos. Empregam-se as noções de nachleben, pathosformelne inversão energéticaem um estudo de caso que busca aproximar vídeos e fotografias de uma jovem artista brasileira contemporânea, Marina Camargo, e uma aquarela de 1822, de autoria do britânico Augustus Earle. A partir de analogias que incluem obras de Caspar David Friedrich e ainda outros artistas, discute-se como autores de épocas tão distintas e geografias tão remotas encontraram meios semelhantes para a representação de motivos que lhes eram estranhos e impactantes: incluíram a si mesmos nas paisagens, de frente para o tema e de costas para o observador, valendo-se de algum humor, ou pelo menos de certa ironia | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | ARJ : Art Research Journal : Revista de Pesquisa em Arte. Natal : ABRACE, 2022. Vol. 9, n. 1 (jun. 2022), p. 1-21 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Camargo, Marina, 1980- | pt_BR |
dc.subject | Earle, Augustus, 1793 - 1838 | pt_BR |
dc.subject | Paisagem | pt_BR |
dc.subject | Autorretrato | pt_BR |
dc.title | Inscrições do "Eu" na paisagem : sobrevivências do autorretrato de Costas | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001164831 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Linguística, Letras e Artes (2806)