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dc.contributor.advisorKauer-Sant'Anna, Márciapt_BR
dc.contributor.authorFacchin, Laura Schmitzpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-15T03:23:45Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255758pt_BR
dc.description.abstractO Transtorno Bipolar (TB) é uma condição psiquiátrica amplamente identificada na prática clínica. No geral, é um transtorno de curso crônico e início precoce no ciclo de vida, comumente no final da adolescência e início da vida adulta. A maior marca diagnóstica do TB é a alternância entre episódios de mania, hipomania e depressão, os chamados ‘episódios agudos’. É importante observar a recorrência desses episódios 'agudos', pois predispõe a um pior controle da doença e à neuroprogressão. Considerando a abrangência grande dos sintomas de TB, seu impacto ocorre em diversas áreas da vida do paciente e de seu círculo de relações pessoais. Assim, o tratamento isolado com terapia farmacológica pode ser insuficiente no controle dos sintomas e manejo das demais situações afetadas pelo TB na vida do indivíduo, de forma que associar estratégias adjuvantes pode ser fundamental. Dentre elas, destaca-se a psicoeducação, da qual, até o momento, evidências sugerem ter um impacto benéfico na adesão ao tratamento, redução e melhor manejo de episódios agudos e hospitalizações. O objetivo deste trabalho, portanto, foi desenvolver um material de apoio para psicoeducação, focado para pacientes e familiares, no tratamento do TB, a ser fornecido inicialmente para os indivíduos atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Tendo em vista que a literatura respalda o benefício da psicoeducação como forma de melhorar o tratamento e prognóstico da pessoa diagnosticada com TB, pensa-se que o material pode dar suporte aos pacientes e terapeutas, a fim de contribuir com acompanhamento dos indivíduos. No material constam temas relevantes ao TB, como a explicação do que é o transtorno bipolar, o que são os episódios agudos e como se dá o tratamento, por exemplo. Inicialmente foi feita a revisão bibliográfica técnica de publicações dos últimos dez anos em bases de dados, buscando as referências mais importantes na área, assim como o embasamento em livros e materiais disponíveis on-line para população leiga a respeito do tema. Posteriormente, será realizada a checagem de uma amostra de conteúdo por cinco especialistas em transtorno bipolar, cinco médicos residentes do Serviço de Psiquiatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre e cinco pacientes. Esta avaliação se dará por meio de um formulário online de preenchimento anônimo e os itens avaliados serão: (1) linguagem utilizada, (2) didática de recursos visuais e formatação, (3) temas apresentados no material e (4) feedback geral da amostra. Após esta avaliação, serão organizadas as sugestões e as possibilidades de ajuste do material escrito. Espera-se que o material possa auxiliar na efetividade do acompanhamento terapêutico dos pacientes, trazendo melhores resultados no controle da doença e sua trajetória.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTranstorno bipolarpt_BR
dc.subjectTerapêuticapt_BR
dc.subjectEducação de pacientes como assuntopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de material de apoio para psicoeducação do transtorno de humor bipolar para pacientes e familiares : "Transtorno bipolar: tudo o que você precisa saber”pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001164169pt_BR
dc.degree.grantorHospital de Clínicas de Porto Alegrept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationPrograma de Residência Médica em Psiquiatriapt_BR


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