Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMassoni, Luis Fernando Herbertpt_BR
dc.contributor.authorBorges, Jussarapt_BR
dc.date.accessioned2023-03-11T03:30:39Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2236-417Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255636pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta uma reflexão sobre a aplicação de estratégias de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa, a partir da experiência do grupo de Pesquisa em Comportamento e Competências Infocomunicacionais (InfoCom). No referencial teórico, apresenta a gestão do conhecimento e algumas de suas principais técnicas. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo que, por meio de um estudo de caso operado através de pesquisa documental e observação participante, relata as açõesde gestão do conhecimento empregadas nas atividades do grupo. Foi constatado que o uso da gestão do conhecimento pelo InfoCom, além de padronizar processos, promover a inovação e facilitar a colaboração, possui o potencial de incentivar o sentimento de pertencimento e a valorização dos sujeitos envolvidos. Conclui-se que a gestão do conhecimento é uma estratégia eficaz para dinamizar grupos de pesquisa, pois propicia interações que resultam em documentação administrativa (memória organizacional) e produçãointelectual do grupo, além de incentivar uma cultura de compartilhamento.pt_BR
dc.description.abstractThis article presents a reflection on the application of knowledge management strategies in research groups, based on the experience of the Infocommunication Behavior and Competencies Research Group (InfoCom). In the theoretical framework, it presents knowledge management and some of its main techniques. This is a qualitative and descriptive study that, by means of a case study operated through documentary research and participant observation, reports on the knowledge management actions employed in the Group's activities. It was found that InfoCom's use of knowledge management, in addition to standardizing processes, promoting innovation, and facilitating collaboration, has the potential to encourage a sense of belonging and appreciation for the people involved. It isconcluded that knowledge management is an effective strategy to dynamize research groups, because it provides interactions that result in administrative documentation (organizational memory) and intellectual production of the Group, besides encouraging a culture of sharing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectivas em Gestão & Conhecimento. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Vol. 12, n. 3 (set./dez. 2022), p. 239-252pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectKnowledge managementen
dc.subjectGestão do conhecimentopt_BR
dc.subjectResearch groupen
dc.subjectInfoComen
dc.titleAplicação de estratégias de gestão do conhecimento em grupos de pesquisa: a experiência do InfoCom/UFRGSpt_BR
dc.title.alternativeApplying knowledge management strategies in research groups: the Infocom/UFRGS experienceen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162318pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples