Mostrar registro simples

dc.contributor.authorKluge, Ariane de Brito Santospt_BR
dc.contributor.authorRemor, Eduardo Augustopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-11T03:28:25Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn2595-6825pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255601pt_BR
dc.description.abstractDescrever o processo de elaboração e avaliação de materiais psicoeducativos para famílias de crianças com diabetes mellitus tipo 1 (DM1).O estudo foi desenvolvido em cinco fases consecutivas: construção dos materiais psicoeducativos (três histórias) baseados em evidências, avaliação dos materiais por juízes especialistas (Parte 1), ilustração e diagramação dos materiais, avaliação dos materiais por juízes especialistas (Parte 2), e avaliação pelo público-alvo. O processo de avaliação foi realizado por um total de seis juízes e 22 cuidadores de crianças com DM1. Na Parte 1, três juízes apresentaram percentual de concordância de 61,1% e melhorias no conteúdo das histórias foram realizadas. Já na Parte 2, outros três juízes concordaram em 73,6% quanto às ilustrações e legibilidade. Os cuidadores também avaliaram positivamente os materiais, por exemplo, quanto aos aspectos: clareza, foco dos objetivos e layout.Materiais psicoeducativos para famílias de crianças com DM1, baseados em evidências, foram elaborados e avaliados, preenchendo uma lacuna observada no contexto brasileiro. Os materiais podem ser utilizados como auxílio em intervenções familiares no contexto do DM1 que visam promover educação sobre saúde mental para pais/cuidadores durante o cuidado da criança com DM1.pt_BR
dc.description.abstractTo describe the process of elaboration and evaluation of psychoeducational materials for families of children with type 1 diabetes mellitus (T1D). The study was carried out in five consecutive phases: construction of psychoeducational materials (three stories) based on evidence, evaluation of materials by expert judges (Part 1), illustration and layout of materials, evaluation of materials by expert judges (Part 2), and evaluation by the target audience. The evaluation process was carried out by six judges and 22 caregivers of children with T1D. In Part 1, three judges showed an agreement percentage of 61.1% and improvements in the content of the stories were made. In Part 2, three other judges agreed in 73.6% regarding illustrations and legibility. Caregivers also positively evaluated the materials, for example, regarding aspects: clarity, focus of objectives and layout. Psychoeducational materials for families of children with T1D, based on evidence, were developed and evaluated, filling a gap observed in the Brazilian context. The materials can aid family interventions in the context of T1D that aim to promote mental health education for parents/caregivers during the care of children with T1D.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBrazilian journal of health review. São José dos Pinhais: Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora, 2018-. Vol. 5, n. 2 (mar./abr. 2022), p. 3992-4009pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectType 1 diabetes mellitusen
dc.subjectCuidadorespt_BR
dc.subjectDiabetes mellitus tipo 1pt_BR
dc.subjectCaregiversen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectEmotional adjustmenten
dc.subjectHealth educationen
dc.titleElaboração e avaliação de material psicoeducativo para famílias de crianças com diabetes tipo 1pt_BR
dc.title.alternativePreparation and evaluation of psycho-educational material for families of children with type 1 diabete en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001163122pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples