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dc.contributor.advisorJacks, Nilda Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorThomsen, Mauríciopt_BR
dc.date.accessioned2010-09-04T04:21:11Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/25551pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo examinar o uso da ferramenta de crowdsourcing na publicidade, por meio da MOFILM - uma plataforma on-line de conteúdo gerado pelo usuário - visando compreender de que forma esse fenômeno surgiu e se desenvolveu tão intensivamente até o momento atual. O que gerou uma nova ferramenta de criação publicitária e transformou o relacionamento entre marcas, seus consumidores e agências de publicidade. Para a realização do estudo, foi elaborado, primeiramente, um diversificado referencial teórico-conceitual, reunindo autores que tratam de áreas da publicidade, integrando principalmente internet e mídia, entre outras áreas. Posteriormente, em conjunto com ampla pesquisa documental e exploração da técnica de observação participante, foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com membros dos diferentes grupos envolvidos no fenômeno, contextualizando o crowdsourcing no momento atual do mercado publicitário. A intensa expansão desse fenômeno - e os fatos apontados por essa pesquisa - comprovam a já inegável contribuição do crowdsourcing e sua consolidação como uma poderosa ferramenta dentro do processo de criação publicitária.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to examine the use of crowdsourcing tool in advertising, through MOFILM - a user-generated content online platform - aiming to understand how this phenomenon arose and developed so intensively until nowadays. Generating a new advertising creation tool and transforming the relationship between brands, their consumers and advertising agencies. To do this research, it was elaborated, primarly, a diversified conceptual-theoretical reference, gathering authors that discuss about advertising areas, integrating internet and media mainly, among other areas. Posteriorly, with a broad documentary research and the exploration of participatory observation method, questionnaires have been applied and interviews have been done with members from different groups involved on the phenomenon, contextualizing crowdsourcing at the advertising field's present moment. The intense expansion of this phenomenon - and the facts indicated by this research - prove the already undeniable contribution of crowdsourcing and its settlement as a powerful tool to the advertising creation process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectCrowdsourcingen
dc.subjectInteligência coletivapt_BR
dc.subjectMOFILMen
dc.subjectCollaborationen
dc.subjectCrowdsourcingpt_BR
dc.titleO crowdsourcing na publicidade : a colaboração no processo de criação publicitária (no site mofilm)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000754159pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2010pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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