Mostrar registro simples

dc.contributor.authorBoldori, Gabriel Zielpt_BR
dc.contributor.authorSkolaude, Lucas Silvapt_BR
dc.contributor.authorCoelho, Márcio Cardosopt_BR
dc.contributor.authorAraújo, Samuel Nascimento dept_BR
dc.contributor.authorBossle, Fabianopt_BR
dc.date.accessioned2023-03-10T03:25:47Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn0103-4111pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255509pt_BR
dc.description.abstractEste artigo de revisão sistemáticabuscou compreender como a mediação pedagógica vem sendo compreendida pela literatura científica da Educação Física Escolar quanto à produção do conhecimento. Para tal, consultamos duas bases de dados nas quais identificamos 9 artigos que atendiam aos critérios estabelecidos. Identificamos que a mediação pedagógica se apresenta fundamentada, com expressiva referência, nos estudos de Vygotsky, destacando-se a teoria sobre a zona de desenvolvimento proximal como suporte teórico-metodológico aos processos de ensino e aprendizagens da Educação Física Escolar. Em vista disso, localizamos 3 palavras-chave transversais aos estudos analisados (Comportamento, Sistematização do Conhecimento e Intervenção), a partir das quais estabelecemos categorias de análise e apresentamos as sínteses de nossas interpretações. Para esse diálogo, buscamos suporte na Educação Libertadora de Paulo Freire, o que nos permitiu sugerir pelo reposicionamento da mediação pedagógica na Educação Física Escolar na perspectiva da pedagogia do oprimido.pt_BR
dc.description.abstractThis systematic review article sought to understand how pedagogical mediation has been understood by the scientific literature of Physical Education in terms of knowledge production. For this, we consulted two databases in which we identified 9 articles that met the established criteria.We identified that pedagogical mediation is based, with expressive reference, on Vygotsky's studies, highlighting the theory about the zone of proximal development as a theoretical-methodological support to the teaching and learning processes of Physical Education at School. In view of this, we located 3 keywords transversal to the analyzed studies (Behavior, Systematization of Knowledge and Intervention), from which we established analysis categories and presented the summaries of our interpretations. For this dialogue, we sought support in the Liberating Education of Paulo Freire, which allowed us to suggest the repositioning of the pedagogical mediation in theSchool Physical Education in the perspective of the pedagogy of the oppressed.en
dc.description.abstractEste artículo de revisión sistemática buscó comprender cómo la mediación pedagógica ha sido entendida por la literatura científica de la Educación Física en términos de producción de conocimiento. Para ello consultamos dos bases de datos en las que identificamos 9 artículos que cumplían con los criterios establecidos. Identificamos que la mediación pedagógica se fundamenta, con referencia expresiva, en los estudios de Vygotsky, destacando la teoría sobre la zona de desarrollo próximo como soporte teórico-metodológico a los procesos de enseñanza y aprendizaje de la Educación Física en la Escuela. Ante esto, ubicamos 3 palabras clave transversales a los estudios analizados (Comportamiento, Sistematización del Conocimiento e Intervención), a partir de las cualesestablecimos categorías de análisis y presentamos los resúmenes de nuestras interpretaciones. Para este diálogo, buscamos apoyo en la Educación Liberadora de Paulo Freire, que nos permitió proponer el reposicionamiento de la.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 34, n.65 (2022), p. 01-22pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectPedagogical mediationen
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectFreire, Paulo, 1921-1997pt_BR
dc.subjectLiberating educationen
dc.subjectPaulo Freireen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidacticsen
dc.subjectEducación física en la escuelaes
dc.subjectMediación pedagógicaes
dc.subjectEducación libertadoraes
dc.subjectPaulo Freirees
dc.subjectDidácticaes
dc.titleEducação Física escolar e mediação pedagógica: uma revisão sobre a produção do conhecimentopt_BR
dc.title.alternativeSchool Physical Education and pedagogical mediation: a review of knowledge productionen
dc.title.alternativeEducación Física escolar y mediación pedagógica : una revisión de la producción de conocimientoes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001147735pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples