Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAquino, Israel da Silvapt_BR
dc.contributor.authorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T03:26:18Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn0102-5473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255418pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo evidenciar os sentidos relacionados à inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação nas práticas propostas a licenciandos em sua formação acadêmica. Desse modo, foram produzidas análises discursivas, a partir da perspectiva francesa, fundada por Michel Pêcheux, que trabalha com a convergência e a ressignificação de conceitos do materialismo histórico, da linguística e da psicanálise. Tomamos como corpus analítico um conjunto de depoimentos fornecidos por alunos dos cursos de História, Ciências Sociais e Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul no ano de 2012. A análise realizada permitiu a identificação de relações de sentidos distintos e em disputa: por um lado, efeitos de sentido de negação/resistência à utilização do PbWorks enquanto ferramenta pedagógica, que remete a uma Formação Discursiva Acadêmica Tecnológica Conservadora; por outro lado, efeitos de sentido de receptividade/acolhimento que traduzem aceitação da ferramenta, em sua dimensão avaliativa, inclusive, apontando para uma Formação Discursiva Acadêmica Tecnológica Transgressora.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this study is to reveal the meanings related to the insertion of Information and Communication Technologies found in practices proposed to students in teacher accreditation programs. Discursive analyses were produced using the perspective of Michel Pêcheux, who works with the convergence and resignification of concepts of historical materialism, linguistics and psychoanalysis. The analysis focused on statements provided by students in the courses of history, social sciences and language and literature at the Federal University at Rio Grande do Sul in 2012.The analysis allowed identifying relations of different and disputed meanings. On one hand, we found a resistance to the use of PbWorks as a pedagogical tool, because it is related to a conservative technological discursive academic education. On the other hand, we found a receptivity and acceptance of the tool, in its evaluative dimension, which saw its role in a transgressive technological academic discursive education.en
dc.description.abstractEste trabajo tiene como objetivo demostrar los significados relacionados con la integración de las Tecnologías de Información y Comunicación en las prácticas propuestas a estudiantes de profesorado en su formación académica. Fueron realizados análisis discursivos desde la perspectiva francesa, fundada por Michel Pêcheux, que utilizan la convergencia y la reformulación de los conceptos del materialismo histórico, la lingüística y el psicoanálisis. Usamos, como corpus de análisis, un conjunto de declaraciones de estudiantes de los cursos de Historia, Ciencias Sociales y Bellas Artes de la Universidad Federal do Rio Grande do Sul/Brasil en 2012. El análisis permitió identificar relaciones de sentido distintos y en disputa: por un lado, los efectos de sentido de la negación / resistencia usando PBworks como herramienta pedagógica, que se refiere a una Formación Discursiva Académica Tecnológica Conservadora; por otro lado, los efectos de sentido de la receptividad / recepción que traducen la aceptación de la herramienta en su dimensión de evaluación, incluso, apuntando a una Formación Discursiva Académica Tecnológica Transgresora.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectiva (Florianópolis). Florianópolis. Vol. 36, n.1 (jan./mar. 2018), p. 269-295pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtual learning environmenten
dc.subjectAmbiente virtualpt_BR
dc.subjectPBworksen
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectDiscourse analysisen
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizajees
dc.subjectAnálisis de discursoes
dc.titleTIC e processos de ensino e aprendizagem no ensino superior : uma análise discursiva de depoimentos de licenciandospt_BR
dc.title.alternativeICTs and teaching and learning processes in higher education : a discursive analysis of statements by students in at a teacher’s collegeen
dc.title.alternativeTIC y los procesos de enseñanza y aprendizaje en la educación superior : un análisis discursivo de testimonios de graduandoses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162400pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples