Mostrar registro simples

dc.contributor.authorLima, Marcos Salmo Silva dapt_BR
dc.contributor.authorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.date.accessioned2023-03-07T03:25:50Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn0102-6267pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255378pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo descrever uma proposta didático-pedagógica, voltada para a Educação Básica, que envolve estudo sobre a Região Amazônica a partir da música regional, levando em consideração o entendimento de gênero discursivo como “artefato mediador de aprendizagem”. A temática se mostra relevante para o ensino pelo compromisso assumido com a criação de condições de constituição de um sujeito social mais crítico e reflexivo, respeitando as diferenças culturais existentes no território brasileiro e preservando o meio em que vive. Escolhemos trabalhar a música regional por ela estar maispróxima da realidade do educando e se configurar como elemento de desenvolvimento de habilidades e competências tanto no nível linguístico quanto no discursivo.Ocaminho metodológico escolhido implicou na produção de análise/descrição linguística das músicas “Belém, Pará, Brasil” e “Amazônia”articulada à reflexão teórica a partir de uma perspectiva discursivo-enunciativa bakhtiniana. Assim sendo, desdeuma filiação a concepções do filósofo russo Mikhail Bakhtin, buscamos subsídios em sua teoria dialógica, que tem no conceito de gênero do discurso uma contribuição significativa para a prática em sala de aula.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to describe a didactic-pedagogical proposal, aimed on basic Education, which involves studying the Amazon Region from regional music, taking into account the understanding of discursive genre as a learning mediating artifact. The theme is relevant for teaching due to the commitment assumed with the creation of conditions for the constitution of a more critical and reflective social subject, respecting the cultural differences existing in the Brazilian territory and preserving the environment in which he lives. We chose to work with regional music because it is closer to the reality of the student and is configured as an element of development of skills and competences both at the linguistic and discursive level. The chosen methodological path involved the production of linguistic analysis / description of the songs “Belém, Pará, Brazil” and “Amazonia” articulated to theoretical reflection from a bakhtinian discursive-enunciative perspective. Therefore, from affiliation to Russian philosopher Mikhail Bakhtin's conceptions, we seek subsidies in his dialogical theory, which has a significant contribution to the classroom practice in the concept of discourse genre.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofOrganon. Porto Alegre, RS. Vol. 35, n. 70 (jul./dez. 2020), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDiscursive genreen
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectAmazôniapt_BR
dc.titleAmazônia em letra, sons e ritmos : o trabalho como gênero discursivo música na educação básicapt_BR
dc.title.alternativeAmazon in letter, sounds and rhythms : the work with the discursive gender music in basic educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162286pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples