Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBossle, Fabianopt_BR
dc.contributor.authorBoldori, Gabriel Zielpt_BR
dc.date.accessioned2023-03-04T03:27:58Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255343pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo investigar como a mediação pedagógica é inscrita nas práticas educativas de professoras e professores de Educação Física escolar que percebem na educação libertadora de Paulo Freire conhecimentos potentes ao enfrentamento da opressão. Nesse sentido, os primeiros movimentos de pesquisa foram mostrando que a produção de conhecimentos sobre o pensamento pedagógico na Educação Física escolar vem apresentando uma compreensão sobre o ensino como sinônimo de “intervenção”. Ao discutir e interpretar que essa representação remeteria à contradição opressores-oprimidos que vivemos em nossa formação cultural opressora, busco reposicionar a discussão pela educação libertadora de Paulo Freire considerando a necessidade de que a libertação assuma o foco do pensamento pedagógico da Educação Física escolar, sob o risco de continuarmos seguindo a sombra do opressor com um discurso ingenuamente crítico e, nesse sentido, criticamente colonizador. Para deslocar essa compreensão, dialoguei com professores e professoras que orientam suas práticas educativas sob inspiração da educação libertadora de Paulo Freire, construindo o que denominamos de narrativas dialógicas e que compuseram a base empírica para aprofundar o conhecimento sobre o fenômeno em estudo. As análises proporcionaram a interpretação sobre que a educação libertadora de Paulo Freire desafia os professores e as professoras participantes a assumirem a autoria de suas próprias histórias, tendo na pedagogia do oprimido o desafio que os têm exigido o reposicionamento da mediação pedagógica pela práxis libertadora.pt_BR
dc.description.abstractThis research aimed to investigate how pedagogical mediation is inscribed in the educational practices of school physical education teachers who perceive in the liberating education of Paulo Freire powerful knowledge to confront oppression. The first research movements were showing that the production of knowledge about pedagogical thinking in school physical education has been presenting an understanding of teaching as synonymous with “intervention”. In discussing and interpreting that this representation would refer to the oppressive oppressive contradiction that we live in our oppressive cultural formation, I seek to reposition the discussion by the liberating education of Paulo Freire considering the need for liberation to take the focus of the pedagogical thinking of school physical education, under the risk of continuing to follow the shadow of the oppressor with an ingeniously critical and, in this sense, critically colonizing speech. To move this understanding, I dialted with teachers who guide their educational practices under the inspiration of Paulo Freire's liberating education, building what we call dialogic narratives and that composed the empirical basis to deepen the knowledge about the phenomenon under study. The analyzes provided the interpretation that Paulo Freire's liberating education challenges the participating teachers to assume the authorship of their own stories, having in the pedagogy of the oppressed the challenge that required them to reposition pedagogical mediation by the liberating praxis.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogical mediationen
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSchool physical educationen
dc.subjectEducação libertadorapt_BR
dc.subjectLiberating educationen
dc.subjectDidáticapt_BR
dc.subjectDidacticsen
dc.title“E que a história que me ensinaram, eu posso viver ela de outra forma”: uma pesquisa sobre a educação física escolar e a mediação pedagógica na perspectiva da educação libertadora de Paulo Freirept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163764pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022.pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples