Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGaya, Adroaldo Cezar Araujopt_BR
dc.contributor.authorCirone, Luciana Chultespt_BR
dc.date.accessioned2023-03-02T03:27:47Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255273pt_BR
dc.description.abstractNas últimas décadas o governo federal desenvolveu uma série de políticas públicas com intuito de garantir o direito, a qualidade do ensino e o sucesso escolar dos educandos brasileiros. Porém, tais políticas enfatizam o desenvolvimento das habilidades linguísticas e matemáticas, deixando a importância do desenvolvimento motor na infância em segundo plano. A limitação da aprendizagem é uma consequência ao circunscrevermos o ensino a algumas disciplinas específicas, visto que cada componente curricular tem uma relação específica com o desenvolvimento global do aprendiz. Desta forma, precisamos estar atentos para que as particularidades da Educação Física se enquadrem na cultura escolar e em seus aspectos sociais, sem perder seu foco principal: o movimento. Em busca de uma prática que venha suprir os pontos citados acima destacamos a possibilidade do trabalho com projetos, metodologia com foco na ação. Esta pesquisa tem como objetivo geral relatar uma proposta pedagógica para as aulas de Educação Física pautada pelo trabalho com projeto e descrever suas implicações para os educandos. Como objetivos específicos: apresentar um Relato de Experiência sobre um projeto realizado nas aulas de Educação Física; descrever quais memórias sobre o projeto permaneceram; descrever que significados os estudantes concebem e atribuem para as aulas Educação Física. Esta pesquisa apresenta duas metodologias distintas para a verificação dos resultados. Esta organização foi necessária pois, para além do relato de experiência sobre o projeto, percebemos a necessidade de verificar as interpretações e recordações daqueles que foram os protagonistas de toda a prática, os alunos. A primeira parte concerne a um Relato de Experiência, sobre um projeto realizado nas aulas de Educação Física, onde os sujeitos da pesquisa foram 380 alunos, entre 4 e 12 anos, matriculados entre o pré-escolar e o 5º ano, em uma escola municipal em Garopaba/SC. A segunda parte diz respeito a uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa, onde participaram 113 alunos entre 9 e 11 anos, dos sexos masculino e feminino, matriculados entre os 4º e 5º anos que participaram do projeto. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com 23 educandos, utilizou-se para a delimitação do número de entrevistas o critério de exaustividade ou saturação. O relato de experiência apresentado demonstrou uma possibilidade de organização das aulas de Educação Física onde o escopo da aprendizagem foi o movimento sem deixar de lado o caráter social da escola. A partir das entrevistas foram encontradas memórias consolidadas sobre o projeto, onde as práticas motoras foram as mais lembradas. Os dados trazem as habilidades motoras, esportes e exercícios como significados atribuídos para as aulas de Educação Física. Os achados reforçam a importância das aulas de Educação Física na escola desde a infância, local onde muitas de nossas crianças terão a chance de participar de atividades físicas pedagogicamente estruturadas. Estes resultados podem servir como sustentação para o fomento de políticas públicas de fortalecimento das aulas de Educação Física em toda a educação básica, para a defesa do aumento de número das aulas e para a quebra do comportamento sedentário na escola.pt_BR
dc.description.abstractIn the last decades, the federal government has developed a series of public policies in order to guarantee the right, the quality of education and the academic success of Brazilian educators. However, such policies emphasize the development of language and math skills, leaving the importance of childhood motor development in the background. The limitation of learning is a consequence of limiting the teaching to some specific subjects, since each curricular component has a specific relationship with the global development of the learner. In this way, we need to be aware so that the specificities of Physical Education fit into the school culture and in its socials aspects, without losing its main focus: the movement. In search of a practice that will supply the points mentioned above, we highlight the possibility of working with projects, a methodology focused on action. The general objective of this research is to report a pedagogical proposal for Physical Education classes based on project and to describe its implications for the students. Specific objectives: to present an Experience Report about a project carried out in Physical Education classes; describe which memories about the project remained; describe what meanings students conceive and attribute to Physical Education classes. This research presents two different methodologies to verify the results. This organization was necessary because, in addition to the experience reported in this project, we realize the need to verify the interpretation and memories of those who were the protagonists of the whole practice, the students. Since the project would only have effective significance if memories of it remained, demonstrating a possible progress in learning. The first part concerns an Experience Report, about a project carried out in Physical Education classes, where the research subjects were 380 students, between 4 and 12 years old, enrolled between preschool and 5th grade, in a municipal school in Garopaba/SC. The second part concerns a descriptive research, with a qualitative approach, in which 113 students aged 9 and 11 years old, male and female, enrolled between the 4th and 5th grades who participated in the project participated. A semi-structured interview was carried out with 23 students, using the criterion of exhaustiveness or depth to define the number of interviews. The experience report presented showed a possibility of organizing education classes where the scope of learning was movement without leaving aside the social character of education. From the interviews, consolidated memories about the project were found, where the motor practices were the most remembered. The data bring motor skills, sports and exercises as meanings attributed to Physical Education classes. The findings reinforce the importance of Physical Education classes since childhood, a place where many of our children will have the chance to participate in pedagogically structured physical activities. These results can serve as support for the promotion of public policies to strengthen the school of Physical Education classes throughout basic education, to defend the increase in the number of classes at school and to break the sedentary behavior at school.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação física escolarpt_BR
dc.subjectSchool Physical Educationen
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectChildrenen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectProjectsen
dc.titleNo nordestão, na maresia, no sol do meio-dia : a organização da educação física através do projeto herdeiros do futuropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001163570pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Educação Física, Fisioterapia e Dançapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humanopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem