Aprender ensinando : o desafio do R4 do Programa de Residência Médica em Citopatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre
Fecha
2023Nivel académico
Especialización
Materia
Resumo
A residência médica é, reconhecidamente, o melhor método para o médico adquirir conhecimentos, habilidades e experiência na especialidade escolhida, alcançando na atualidade cerca de 70% dos formandos em medicina. Sua principal característica consiste em o médico residente ser treinado pelos binômios ensino/trabalho, aprendizado/treinamento profissional, abarcando de forma simultânea os aspectos concernentes à educação e ao mercado de trabalho. Por sua vez, o Programa de Residência Médica (PRM) ...
A residência médica é, reconhecidamente, o melhor método para o médico adquirir conhecimentos, habilidades e experiência na especialidade escolhida, alcançando na atualidade cerca de 70% dos formandos em medicina. Sua principal característica consiste em o médico residente ser treinado pelos binômios ensino/trabalho, aprendizado/treinamento profissional, abarcando de forma simultânea os aspectos concernentes à educação e ao mercado de trabalho. Por sua vez, o Programa de Residência Médica (PRM) deve oferecer um processo de aprendizagem motivador ao médico residente, a fim de que ele possa interpretar, organizar e incorporar as novas informações para a sua capacitação. As novas técnicas de ensino-aprendizagem se fundamentam em uma pedagogia problematizadora e estimulam o aluno a assumir uma postura ativa em seu processo de aprender. O método “Aprender-Ensinando” (alemão: Lernen durch Lehren) foi criado por Jean-Pol Martin, professor de didática de francês e literatura da Universidade de Eichstätt-Ingolstadt, Alemanha, no início da década de 1980 e tem como base o fato de que o aluno que ensina é quem mais aprende. Há o conceito central para alcançar esse objetivo: é o aluno que deve fazer o aprendizado; o papel dos outros é o de facilitarem essa aprendizagem. O PRM de Citopatologia (R4) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre se caracteriza por promover um ensino teórico-prático alicerçado em metodologias ativas. O médico R4 se torna, ao mesmo tempo, aluno e professor, criando novas práticas que ampliam a sua capacidade de ensino e aprendizado, permitindo que ele, ao final da RM adquira um cabedal de conhecimentos muito além da simples prática do ensino tradicional de memorização. ...
Abstract
Medical residency is recognized as the best method for physicians to acquire knowledge, skills and experience in their chosen specialty, currently reaching around 70% of medical students. Its main feature is that the resident doctor is trained by teaching/work, learning/professional training, simultaneously covering aspects related to education and the labor market. In turn, the Medical Residency Program (PRM) must offer a motivating learning process to the resident physician, so that he can in ...
Medical residency is recognized as the best method for physicians to acquire knowledge, skills and experience in their chosen specialty, currently reaching around 70% of medical students. Its main feature is that the resident doctor is trained by teaching/work, learning/professional training, simultaneously covering aspects related to education and the labor market. In turn, the Medical Residency Program (PRM) must offer a motivating learning process to the resident physician, so that he can interpret, organize and incorporate new information for his training. The new teaching-learning 4 techniques are based on a problematizing pedagogy and encourage students to take an active stance in their learning process. The “Learning-Teaching” method (German: Lernen durch Lehren) was created by Jean-Pol Martin, Professor of French Didactics and Literature at the University of Eichstätt-Ingolstadt, Germany, in the early 1980s and is based on the fact that the student who teaches is the one who learns the most. There is the central concept to achieve this objective: it is the student who must do the learning; the role of others is to facilitate this learning. The Cytopathology PRM (R4) at Hospital de Clínicas de Porto Alegre is characterized by promoting theoretical-practical teaching based on active methodologies. Doctor R4 becomes, at the same time, student and teacher, creating new practices that expand his teaching and learning capacity, allowing him, at the end of the MR, to acquire a wealth of knowledge far beyond the simple practice of traditional teaching of memorization. ...
Institución
Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Curso de Programa de Residência Médica em Citopatologia.
Colecciones
-
Ciencias de la Salud (1508)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License