Redesign da caixa educativa "Os Guarani Mbyá" segundo princípios do design universal
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Considerando a ampliação do uso de recursos didáticos por museus e seus núcleos educativos ao longo das últimas décadas, este trabalho parte do conteúdo pertencente à caixa educativa “Os Guarani Mbyá”, elaborada em 2011 pelo Museu da UFRGS. O projeto é focado no redesign da sua embalagem, partindo dos princípios do Design Universal e do Design Universal para Aprendizagem, de maneira que possibilite a facilitação do seu transporte, do armazenamento dos objetos e da sua utilização por educadores ...
Considerando a ampliação do uso de recursos didáticos por museus e seus núcleos educativos ao longo das últimas décadas, este trabalho parte do conteúdo pertencente à caixa educativa “Os Guarani Mbyá”, elaborada em 2011 pelo Museu da UFRGS. O projeto é focado no redesign da sua embalagem, partindo dos princípios do Design Universal e do Design Universal para Aprendizagem, de maneira que possibilite a facilitação do seu transporte, do armazenamento dos objetos e da sua utilização por educadores no ambiente escolar. Ao longo do desenvolvimento, foi produzida uma nova proposta de caixa educativa genérica, que também pode ser utilizada pelo Museu para temáticas associadas a outras exposições por meio da sua flexibilidade de personalização. O produto final visa contribuir nas propostas educativas a partir de uma usabilidade intuitiva, de baixo esforço físico e de uma fabricação simplificada e de baixo custo. ...
Abstract
Considering the expansion of the use of didactic resources by museums and their educational centers over the last decades, this work starts from the content belonging to the educational box “Os Guarani Mbyá”, prepared in 2011 by the UFRGS Museum. The project is focused on the redesign of the packaging, based on the principles of Universal Design and Universal Design for Learning, in a way that facilitates its transport, storage of objects and their use by educators in the school environment. Du ...
Considering the expansion of the use of didactic resources by museums and their educational centers over the last decades, this work starts from the content belonging to the educational box “Os Guarani Mbyá”, prepared in 2011 by the UFRGS Museum. The project is focused on the redesign of the packaging, based on the principles of Universal Design and Universal Design for Learning, in a way that facilitates its transport, storage of objects and their use by educators in the school environment. During the development, a new proposal for a generic educational box was produced, which can also be used by the Museum for themes associated with other exhibitions through its customization flexibility. The final product aims to contribute to educational proposals from an intuitive usability, low physical effort and simplified and low-cost manufacturing. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Arquitetura. Curso de Design de Produto.
Coleções
-
TCC Design (387)
Este item está licenciado na Creative Commons License