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dc.contributor.authorLima, Marcos Salmo Silva dapt_BR
dc.contributor.authorFiss, Dóris Maria Luzzardipt_BR
dc.date.accessioned2023-02-25T03:26:40Zpt_BR
dc.date.issued2018pt_BR
dc.identifier.issn1980-332Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255067pt_BR
dc.description.abstractEste estudo de caso de natureza qualitativa objetiva analisar depoimentos de professores de uma escola da rede pública estadual situada na zona sul do município de Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brasil) de modo a melhor compreender dilemas, dúvidas e percepções docentes acerca das relações de permanência e pertencimento por eles instituídas no espaço escolar. “Ser ou não ser professor?” constitui uma indagação recorrente entre os trabalhadores da educação, ressoando dela sentidos de mal-estar associados à sua desvalorização e reifi cação. Tal constatação tanto justifica quanto alavanca um trabalho de pesquisa que assume, como principal aporte teórico-metodológico, a análise de discurso francesa fundada pelo fi lósofo Michel Pêcheux e divulgada/consolidada em nosso país por estudiosos e grupos de pesquisa que reiteram um compromisso de interpretação dos dizeres do qual resulta o estabelecimento de uma relação menos ingênua com a linguagem. Uma tal fi liação resultou, no caso desta investigação, na evidenciação de efeitos de sentidos de pertencimento articulados à relação positiva que os docentes mantêm com a docência e, ao mesmo tempo, de receio quando associam educação e difi culdades, docência e difi culdades. Isso denota tensão entre duas formações discursivas (FD) que estão em relação de embate uma com a outra assim como as duas posições de sujeito identifi cadas: o professor sente prazer com o trabalho que realiza, mas não nega que este trabalho não é fácil, difi culdades ocorrem. Nesse dito, está presente um não-dito segundo o qual o professor sente tanto prazer quanto desprazer, portanto, ele desliza de uma posição para outra, confi rmando que as posições de sujeito são intercambiáveis e que ocorre dispersão do sujeito no texto.Tpt_BR
dc.description.abstractThis case study of a qualitative nature aims at analyzing teachers ‘testimonies of a state public school located in the southern zone of the city of Porto Alegre (Rio Grande do Sul, Brazil) in order to better understand teachers’ dilemmas, doubts and perceptions about relationships of permanence and belonging by them instituted in the school space. “To be or not to be a teacher?” is a recurrent question among education workers, resounding with the senses of malaise associated with their devaluation and reifi cation. This fi nding both justifi es and leverages a research that assumes, as the main theoretical and methodological contribution, the analysis of French discourse founded by the philosopher Michel Pêcheux and disseminated / consolidated in our country by scholars and research groups who reiterate a commitment to interpret the from which the establishment of a less naive relationship with language results. Such an affi liation resulted, in the case of this investigation, in the evidence of effects of sense of belonging articulated to the positive relation that the teachers maintain with teaching and, at the same time, of fear when they associate education and diffi culties, teaching and diffi culties. This denotes tension between two discursive formations (FD) that are in relation to one another as well as the two identifi ed subject positions: the teacher feels pleasure with the work he performs, but does not deny that this work is not easy, diffi culties occur. In this said, there is a nonsense according to which the teacher feels both pleasure and displeasure, so he slides from one position to another, confi rming that the subject positions are interchangeable and that the subject disperses in the text.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofConexão Letras. Porto Alegre, RS. Vol. 13, n. 19 (2018), p. [69]-87pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPêcheux, Michel, 1938-1983pt_BR
dc.subjectPermanenceen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectSpeech analysisen
dc.titlePermanência, pertencimento e desejo de docência : efeitos de sentidos de ser professorpt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001162397pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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