Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGil, Carmem Zeli de Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2023-02-25T03:25:33Zpt_BR
dc.date.issued2015pt_BR
dc.identifier.issn0103-409Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/255017pt_BR
dc.description.abstractO propósito desta comunicação é apresentar reflexões desenvolvidas com base no projeto de pesquisa Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, o qual tem sido realizado na Faculdade de Educação da UFRGS. O estudo assenta-se nos postulados da história cultural, em especial inspira-se nos estudos desenvolvidos pelo historiador Roger Chartier, dentre outros autores. Neste artigo, o recorte escolhido visa examinar a presença/ausência da história dos jovens na abordagem dos conteúdos em uma coleção de livros didáticos de História para o ensino médio aprovada no Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) 2012. Até o momento, contrastando os volumes da coleção com outros estudos sobre o tema da pesquisa, já é possível afirmar que há intencionalidades do editor e do autor em dialogar com situações da vida dos jovens na contemporaneidade, mais do que sua presença na História.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this comunication is to presente reflections developed from of the research project Docência em História em diálogo com as culturas juvenis, that has been done in the Faculdade de Educação da UFRGS. The study rests in the postulates of cultural history, in particular in the studies developed by historian Roger Chartier, including other authors. This article, the chosen delimation aims to examine the presence/absence of the history of young peopple in the approach to contente in a collection of history textbooks for the high school, aprovada in the PNLEM 2012. Yet, contrasting the volumes of the collection and other studies on the subject of research, it´s possible to affirm that there intentions of the editor and of the author in to dialogue with life situations of young people in the contemporaneity, more than his presence in history.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofHistória & perspectivas. Uberlândia. Vol. 28, n.53 (jan./jun. 2015), p. 123-143pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTextbooksen
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectHistory teaching.en
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.titlePresença/ausência dos jovens nos livros didáticos de história do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000982661pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples