Estrutura enoturística do Vale dos Vinhedos : uma análise a partir da oferta
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
Enoturistic structure of Vale dos Vinhedos : an analysis based on the offer
Estructura del enoturismo en el Vale dos Vinhedos : un análisis a partir de la oferta
Assunto
Resumo
As novas tendências globais de consumo e transformações nas sociedades agroindustriais têm imposto novos desafios às economias vigentes. Buscando por maior competitividade, os atores do setor do vinho têm investido na diversificação e diferenciação de seus produtos por meio de estratégias como o turismo. No entanto, a incorporação do turismo em territórios típicos da produção vitivinícola, favorece a competição por espaço e recursos naturais, colocando em risco a atividade principal. Assim, o p ...
As novas tendências globais de consumo e transformações nas sociedades agroindustriais têm imposto novos desafios às economias vigentes. Buscando por maior competitividade, os atores do setor do vinho têm investido na diversificação e diferenciação de seus produtos por meio de estratégias como o turismo. No entanto, a incorporação do turismo em territórios típicos da produção vitivinícola, favorece a competição por espaço e recursos naturais, colocando em risco a atividade principal. Assim, o presente trabalho tem como objetivo identificar e categorizar as atividades enoturísticas presentes no território, procurando entender sua estrutura, a fim de fortalecer a prática como instrumento de competitividade e de desenvolvimento local. Para tal, foram aplicados questionários a 48 empreendimentos de enoturismo do Vale dos Vinhedos, sendo levantado seus perfis e características das atividades ofertadas. Neste contexto, observou-se uma diversificação substancial da oferta turísticas do Vale dos Vinhedos, com destaque para o crescimento das atividades vinculadas mais ao cluster turístico do que a esfera vitivinícola, desenhando uma estrutura enoturística singular. A existência de um possível desequilíbrio entre a oferta turística e a aptidão vitivinícola do Vale dos Vinhedos, cada dia mais evidente, traz à tona discussões acerca da preservação da identidade local versus as exigências dos turistas. ...
Abstract
The new global trends in consumption and transformations in agro-industrial societies have imposed new economic challenges. Seeking greater competitiveness, companies in the wine sector have invested in the diversification and differentiation of their products through strategies such as tourism. However, the incorporation of tourism in typical wine-growing lands has led to competition for space and natural resources, placing the main activity at risk. This work aims to identify and categorize t ...
The new global trends in consumption and transformations in agro-industrial societies have imposed new economic challenges. Seeking greater competitiveness, companies in the wine sector have invested in the diversification and differentiation of their products through strategies such as tourism. However, the incorporation of tourism in typical wine-growing lands has led to competition for space and natural resources, placing the main activity at risk. This work aims to identify and categorize the wine tourism activities present in the territory, and to understand its dynamics, in order to strengthen the practice as an instrument for competitiveness and local development. A questionnaire was applied to 48 wine tourism ventures in Vale dos Vinhedos, and their profiles and characteristics of the activities offered were surveyed. It was seen that there is substantial diversification of the tourist offer in Vale dos Vinhedos, with emphasis on the growth of activities linked more to the tourist cluster than to the wine sector, creating a unique wine tourism dynamic. The existence of a possible imbalance between the tourist offer and the wine growing tradition of Vale dos Vinhedos, which is increasingly evident, raises discussions about the clash between the local identity and the demands of tourists. ...
Resumen
: Las nuevas tendencias globales de consumo y las transformaciones en las sociedades agroindustriales han impuesto nuevos desafíos a las economías actuales. Buscando una mayor competitividad, los actores del sector vitivinícola han apostado por la diversificación y diferenciación de sus productos a través de estrategias como el turismo. Sin embargo, la incorporación del turismo en territorios propios de la producción vitivinícola favorece la competencia por el espacio y los recursos naturales, ...
: Las nuevas tendencias globales de consumo y las transformaciones en las sociedades agroindustriales han impuesto nuevos desafíos a las economías actuales. Buscando una mayor competitividad, los actores del sector vitivinícola han apostado por la diversificación y diferenciación de sus productos a través de estrategias como el turismo. Sin embargo, la incorporación del turismo en territorios propios de la producción vitivinícola favorece la competencia por el espacio y los recursos naturales, poniendo en riesgo la actividad principal. Así, el presente trabajo tiene como objetivo identificar y categorizar las actividades enoturísticas presentes en el territorio, buscando comprender su dinámica, con el fin de fortalecer la práctica como instrumento de competitividad y desarrollo local. Para ello, se aplicó un cuestionario a 48 empresas de enoturismo del Vale dos Vinhedos, relevando sus perfiles y características de las actividades ofertadas. En este contexto, se observó una diversificación sustancial de la oferta turística del Vale dos Vinhedos, con énfasis en el crecimiento de actividades vinculadas más al clúster turístico que al ámbito vitivinícola, diseñando una dinámica enoturística única. La existencia de un posible desequilibrio entre la oferta turística y la aptitud vitivinícola del Vale dos Vinhedos, cada vez más evidente, suscita discusiones sobre la preservación de la identidad local frente a las demandas de los turistas. ...
Contido em
Turismo : visão e ação. Itajaí, SC. Vol. 24, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 270-294.
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (42503)Ciências Sociais Aplicadas (4387)
Este item está licenciado na Creative Commons License
