Mostrar el registro sencillo del ítem
Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes
dc.contributor.advisor | Sanseverino, Antônio Marcos Vieira | pt_BR |
dc.contributor.author | Schneider, Laura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-18T03:28:13Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254879 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho propõe-se a analisar a quebra de estereótipos de gênero na obra Histórias de ninar para garotas rebeldes e as transgressões por ela realizadas e motivadas. Partimos da teoria da narrativa de Walter Benjamin (1987), que considera os contos de fadas (como os do objeto de estudo) “narrativas por excelência” dado a sua dimensão utilitária: ao tomar a experiência de outras pessoas, educam pelo exemplo, contêm valores que a sociedade preconiza e incitam à ação. Ao mesmo tempo, levando em consideração a teoria de gênero proposta pelo movimento feminista, analisamos a diferença entre as personagens do livro e as princesas dos contos tradicionais. Apontamos como as autoras Elena Favilli e Francesca Cavallo questionam o sexismo e a opressão da sociedade androcêntrica ao mesmo tempo em que dão espaço e visibilidade a um grupo historicamente apagado, o das mulheres. Ademais, consideramos a atmosfera de acalanto em que essas histórias são lidas às crianças e a influência que o primeiro contato com a literatura terá na vida do indivíduo. | pt_BR |
dc.description.abstract | El presente trabajo se propone a analizar la ruptura de estereotipos de género en la obra Cuentos de buenas noches para niñas rebeldes y las transgresiones por ella realizadas y motivadas. Partimos de la teoría de la narrativa de Walter Benjamin (1987), quien considera a los cuentos de hadas (como los del objeto de estudio) "narrativas por excelencia" dada su dimensión utilitaria: al tomar la experiencia de otras personas, educan con el ejemplo, contienen valores que la sociedad preconiza e incitan uno a la acción. Al mismo tiempo, llevando en consideración la teoría de género propuesta por el movimiento feminista, analizamos la diferencia entre los personajes del libro y las princesas de los cuentos tradicionales. Señalamos como las autoras Elena Favilli y Francesca Cavallo cuestionan el sexismo y la opresión de la sociedad androcéntrica mientras le dan espacio y visibilidad a un grupo históricamente en borrador, el de las mujeres. Además, consideramos la atmósfera de arrullos en la cual esas historias les son leídas a los niños y la influencia que el primer contacto con la literatura tendrá en la vida del individuo. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Literatura : Contos de fada | pt_BR |
dc.subject | Narración | es |
dc.subject | Narrativa : Análise literária | pt_BR |
dc.subject | Cuentos de buenas noches para niñas rebeldes | es |
dc.subject | Contos de fadas | pt_BR |
dc.subject | Cuentos de hadas | es |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Género | es |
dc.subject | Transgressão | pt_BR |
dc.subject | Transgresión | es |
dc.title | Embalar, questionar, transgredir : narrativa e ruptura de paradigmas de gênero em Histórias de ninar para garotas rebeldes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001162685 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (36987)Tesinas Letras (1211)