Da unidade “palavra” a signo lexical na aquisição de língua materna : uma perspectiva enunciativa
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Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta investigação relaciona os campos de enunciação e de aquisição da linguagem. O objetivo do estudo é o de compreender como, em suas relações enunciativas, a criança faz a passagem da forma enunciativa, enquanto palavra no discurso constituída em forma e sentido, a signo lexical. Para isso, verifica-se como comparece a tematização sobre aquisição da linguagem nas obras Problemas de Linguística Geral I e Problemas de Linguística Geral II. Para cumprir o objetivo do trabalho, foi produzida uma ...
Esta investigação relaciona os campos de enunciação e de aquisição da linguagem. O objetivo do estudo é o de compreender como, em suas relações enunciativas, a criança faz a passagem da forma enunciativa, enquanto palavra no discurso constituída em forma e sentido, a signo lexical. Para isso, verifica-se como comparece a tematização sobre aquisição da linguagem nas obras Problemas de Linguística Geral I e Problemas de Linguística Geral II. Para cumprir o objetivo do trabalho, foi produzida uma reflexão em três capítulos: no primeiro, é apresentada a tematização da aquisição em Benveniste e a partir de Benveniste; no segundo, é tratada a reflexão sobre a relação forma e sentido e, no terceiro, são apresentadas a metodologia e a análise dos fatos enunciativos de aquisição da língua materna. O cumprimento do objetivo, com relação aos fatos enunciativos, envolveu buscar, em Silva (2009), os fatos de aquisição de uma criança em fase de aquisição do português brasileiro, com seleção de três recortes enunciativos. Com relação ao procedimento metodológico, são elencados três princípios: o princípio da intersubjetividade, o princípio da integração forma e sentido e o princípio da referência. Por meio da análise, observamos que, no fio do discurso, a criança maneja as formas na enunciação juntamente com o outro em movimentos que revelam um refazer da língua sobre ela mesma. Nessas reformulações de formas no discurso e produção de sentidos, a criança chega à palavra como condição de semiotização do signo lexical. Assim, a integração forma e sentido no discurso, por meio da compreensão, leva a criança à identificação do signo lexical no semiótico. ...
Resumen
Esta investigación relaciona los campos de la enunciación y de la adquisición del lenguaje. El objetivo de este estudio es comprender, de qué manera, en sus relaciones enunciativas, la niña realiza el pasaje de las formas enunciativas, como palabra en el discurso constituida en forma y sentido, a signo lexical. Para ello, se verifica de qué manera se hace presente la tematización a respeto de la adquisición del lenguaje en las obras Problemas de Lingüística General I y Problemas de Lingüística ...
Esta investigación relaciona los campos de la enunciación y de la adquisición del lenguaje. El objetivo de este estudio es comprender, de qué manera, en sus relaciones enunciativas, la niña realiza el pasaje de las formas enunciativas, como palabra en el discurso constituida en forma y sentido, a signo lexical. Para ello, se verifica de qué manera se hace presente la tematización a respeto de la adquisición del lenguaje en las obras Problemas de Lingüística General I y Problemas de Lingüística General II. Para lograr alcanzar el objetivo de este trabajo, se produjo una reflexión en tres capítulos: en el primero, se presenta la tematización de la adquisición en la obra de Benveniste y a partir de Benveniste; en el segundo, se realiza la reflexión a respeto de la relación forma y sentido, y, en el tercer capítulo, se presentan la metodología y el análisis de los datos enunciativos de adquisición de lengua materna. El logro en alcanzar el objetivo, con relación a los datos enunciativos, envolvió buscar, en la obra de Silva (2009), los datos de adquisición de una niña en fase de adquisición del portugués brasileño, con la selección de tres datos. Con relación al procedimiento metodológico, fueron considerados tres principios: el principio de la intersubjetividad, el principio de la integración forma y sentido, y el principio de la referencia. A través del análisis, fue posible observar que, en el hilo del discurso, la niña maneja las formas en la enunciación juntamente con el otro en movimientos que desvelan un rehacer de la lengua sobre sí misma. En estas reformulaciones de formas en el discurso y la producción de sentidos, la niña logra acceder a la palabra como condición para aportar el signo léxico al dominio semiótico. Así, la integración forma y sentido en el discurso, por medio de la comprensión, lleva la niña hacia la identificación del signo lexical en el dominio semiótico. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Espanhol: Licenciatura.
Coleções
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TCC Letras (1216)
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