Mostrar el registro sencillo del ítem
A pandemia de Covid-19 e a educação escolar : estudo de caso em uma escola municipal de Alvorada/RS
dc.contributor.advisor | Virgínio, Alexandre Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Martins, Camila Bitencourt | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-17T03:21:23Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254824 | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho objetiva analisar os efeitos da pandemia do Coronavírus na organização escolar e as consequências para a garantia do direito à educação. A pesquisa, de caráter qualiquantitativa, se deu através de análise documental, questionários e entrevistas realizados em uma escola municipal da cidade de Alvorada no Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no ano de 2020, portanto relacionada ao contexto pandêmico. Nesse sentido, o estudo indica mudanças geradas a partir do distanciamento social, das dificuldades de interação através das tecnologias, além da sobrecarga docente, da sobreposição de tarefas, das necessidades econômicas e sociais apresentadas pela comunidade escolar. Identificou-se também um reconhecimento do trabalho docente por parte das famílias a partir das dificuldades sentidas no ensino remoto realizado no ambiente doméstico. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this work is to analyze the effects of the Coronavirus pandemic on school organization and the consequences for guaranteeing the right to education. The qualitative and quantitative research was carried out through document analysis, questionnaires and interviews carried out in a municipal school in the city of Alvorada in Rio Grande do Sul. Data collection was carried out in the year 2020, therefore related to the pandemic context. In this sense, the study indicates changes generated from social distance, the difficulties of interaction through technologies, in addition to teaching overload, overlapping tasks, economic and social needs presented by the school community. A recognition of the teaching work by families was also identified based on the difficulties experienced in remote teaching carried out in the home environment. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Pandemia : Covid 19 | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | en |
dc.subject | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject | School teaching | en |
dc.subject | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alvorada (RS) | pt_BR |
dc.title | A pandemia de Covid-19 e a educação escolar : estudo de caso em uma escola municipal de Alvorada/RS | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001161925 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)