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dc.contributor.advisorVirgínio, Alexandre Silvapt_BR
dc.contributor.authorMartins, Camila Bitencourtpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-17T03:21:23Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254824pt_BR
dc.description.abstractO trabalho objetiva analisar os efeitos da pandemia do Coronavírus na organização escolar e as consequências para a garantia do direito à educação. A pesquisa, de caráter qualiquantitativa, se deu através de análise documental, questionários e entrevistas realizados em uma escola municipal da cidade de Alvorada no Rio Grande do Sul. A coleta de dados foi realizada no ano de 2020, portanto relacionada ao contexto pandêmico. Nesse sentido, o estudo indica mudanças geradas a partir do distanciamento social, das dificuldades de interação através das tecnologias, além da sobrecarga docente, da sobreposição de tarefas, das necessidades econômicas e sociais apresentadas pela comunidade escolar. Identificou-se também um reconhecimento do trabalho docente por parte das famílias a partir das dificuldades sentidas no ensino remoto realizado no ambiente doméstico.pt_BR
dc.description.abstractThe objective of this work is to analyze the effects of the Coronavirus pandemic on school organization and the consequences for guaranteeing the right to education. The qualitative and quantitative research was carried out through document analysis, questionnaires and interviews carried out in a municipal school in the city of Alvorada in Rio Grande do Sul. Data collection was carried out in the year 2020, therefore related to the pandemic context. In this sense, the study indicates changes generated from social distance, the difficulties of interaction through technologies, in addition to teaching overload, overlapping tasks, economic and social needs presented by the school community. A recognition of the teaching work by families was also identified based on the difficulties experienced in remote teaching carried out in the home environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPandemia : Covid 19pt_BR
dc.subjectCovid-19en
dc.subjectEnsino Remoto Emergencial (ERE)pt_BR
dc.subjectSchool teachingen
dc.subjectTrabalho docentept_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAlvorada (RS)pt_BR
dc.titleA pandemia de Covid-19 e a educação escolar : estudo de caso em uma escola municipal de Alvorada/RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001161925pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationCiências Sociais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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