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dc.contributor.advisorSiqueira, Ionara Rodriguespt_BR
dc.contributor.advisorRockembach, Caroline Tuchtenhagenpt_BR
dc.contributor.authorJunges, Lisandra Jacobi Köllingpt_BR
dc.date.accessioned2023-02-15T03:23:30Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254812pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo avaliar a percepção de indicadores de qualidade ambiental, especificamente, a qualidade do ar, pelos alunos da Escola Estadual de Ensino Jacob Hoff, por meio de levantamento e identificação de características morfológicas e anatômicas de líquens exemplos: cor, tipos, corticícolas, foliosos e fruticosos, a fim de desenvolver uma formação voltada às necessidades da sociedade atual. Os alunos do Ensino Fundamental foram convidados para o desenvolvimento de uma pesquisa científica como atividade investigativa, por meio da qual observaram que a qualidade do ar impacta nos seres vivos, e assim reconheceram os líquens como bioindicadores da qualidade do ar em microrregiões selecionadas do município de Harmonia, onde residem, comparando com diferentes regiões do Rio Grande do Sul, especificamente do Vale do Caí, São Sebastião do Caí. Os estudantes foram desafiados a construir um texto sobre qualidade do ar, poluição e impacto em seres vivos que foi obtido anteriormente à experimentação propriamente dita, para detecção dos conhecimentos prévios sobre o assunto. Os estudantes e a professora coletaram dados sobre os tipos de líquens, densidade e outras características, em regiões próximas às suas residências. Na cidade de Harmonia, a coleta de informações os alunos aplicarão na avenida localizada no centro da cidade que possui um alto fluxo de carros, e as professoras cursista e orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso TCC, respectivamente na cidade de São Sebastião do Caí. Possibilitando a comparação entre as diferentes regiões e demais observações como o fluxo de carros. Assim, o levantamento foi realizado pelos alunos e pesquisadores participantes e aconteceu mediante a observação e o desenvolvimento do processo pedagógico de ensino e aprendizagem utilizando o método científico, realizando o levantamento de dados e a análise destes. Os dados foram analisados pelos pequenos cientistas, correlacionando quais espécimes ocorrem com maior incidência e em qual área, urbana ou rural. A partir dos dados levantados, foi elaborado um projeto sobre qualidade e poluição do ar que atingiu a comunidade escolar e local.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to evaluate the perception of environmental quality indicators, specifically, air quality, by students at the Jacob Hoff State School of Education, through a survey and identification of morphological and anatomical characteristics of lichens, examples: color, types, cork, leafy and fruity, to develop training geared to the needs of today's society. Elementary school students will be invited to carry out scientific research as an investigative activity, through which they will observe that air quality impacts living beings, and thus recognize lichens as bioindicators of air quality in selected microregions of the municipality de Harmonia, where they live, compared to different regions of Rio Grande do Sul, specifically Vale do Caí, São Sebastião do Caí. Students will be challenged to build a text on air quality, pollution and impact on living beings that will be obtained prior to the experiment itself, to detect prior knowledge on the subject. Students and teachers will collect data on lichen types, density and other characteristics in regions close to their homes. In the city of Harmonia, the collection of information will be applied by students on the avenue located in the center of the city, which has a high flow of cars, and on the Completion of Course Work TCC course teacher and advisor, respectively, in the city of São Sebastião do Caí. Enabling the comparison between different regions and other observations such as the flow of cars. Thus, the survey will be carried out by the participating students and researchers and will take place through the observation and development of the pedagogical process of teaching and learning using the scientific method, carrying out data collection and analysis. The data will be analyzed by small scientists, correlating which specimens occur with greater incidence and in which area, urban or rural. Based on the data collected, a teaching project on air quality and pollution will be developed that will reach the school and local community.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPollutionen
dc.subjectLíquenspt_BR
dc.subjectLichensen
dc.subjectBioindicadorespt_BR
dc.subjectEnvironmental bioindicatorsen
dc.subjectPoluição do arpt_BR
dc.subjectMetodologia científicapt_BR
dc.subjectAir qualityen
dc.titlePercepção de indicadores de qualidade ambiental utilizando método científicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de especializaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001162871pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2021pt_BR
dc.degree.levelespecializaçãopt_BR
dc.degree.specializationCurso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”pt_BR


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