As exigências do Programa Escola 10 na perspectiva dos seus agentes implementadores
dc.contributor.author | Silva, Wellyngton Chaves Monteiro da | pt_BR |
dc.contributor.author | Gomes, Maria das Graças Correia | pt_BR |
dc.contributor.author | Farenzena, Nalú | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-14T03:21:34Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-1303 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254749 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo é um recorte de pesquisa mais abrangente, de análise da implementação do Programa Escola 10, de Alagoas. A abordagem é qualitativa e abrange entrevistas com agentes da política e pesquisa documental, optando-se por utilizar a análise de conteúdo na interpretação das entrevistas. A partir das entrevistas foram definidas categorias de análise, dentre estas a de exigências do Programa, analisada neste artigo. Verificou-se que houve resistência por parte de diversos implementadores, e dentre os fatores que a motivaram está o descrédito de mais uma política que pode ser descontinuada com a mudança de governo, a falta de valorização profissional e reconhecimento do papel docente no processo, além da elevada cobrança e pressão para o cumprimento das metas do Programa. Os critérios de competição e concorrência para alcançar os prêmios oferecidos parecem estar à frente do objetivo de melhoria na qualidade da educação pública do estado | pt_BR |
dc.description.abstract | This article is a part of a more comprehensive research, analyzing the implementation of the Escola 10 Program, in Alagoas. The approach is qualitative and includes interviews with policymakers and documental research and it was chosen to use content analysis in the interpretation of the interviews. From the interviews, categories of analysis were defined, among them the requirements of the Program, analyzed inthis article. It was found that there was resistance on the part of several implementers, and among the factors that motivated it is the discredit of another policy that can be discontinued with the change of government, the lack of professional appreciation and recognition of the teaching role in theprocess, in addition to the high demand and pressure to meet the goals of the Program. The competition and competition criteria to achieve the awards offered seem to be ahead of the objective of improving the quality of public education in the state. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Dialogia. N. 42 (set./dez. 2022), p. 1-18 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escola 10 Program | en |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Public education policy | en |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Content analysis | en |
dc.subject | Public policy analysis | en |
dc.subject | Basic education in Alagoa | en |
dc.title | As exigências do Programa Escola 10 na perspectiva dos seus agentes implementadores | pt_BR |
dc.title.alternative | Escola 10 Program requirements from the perspective of its implementing agents | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001161818 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39708)Ciências Humanas (6840)