Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCollares, Darlipt_BR
dc.contributor.authorSommer, Luis Henriquept_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T04:57:44Zpt_BR
dc.date.issued2023pt_BR
dc.identifier.issn2238-8346pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254637pt_BR
dc.description.abstractO presente ensaio discute os dois eixos centrais de investigação desenvolvida no âmbito do curso Escola da Terra, em uma universidade federal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. O primeiro eixo é sustentado em Nóvoa e Niza,e envolve a formação de um grupo interdisciplinar, assumindo a lógica inerente ao estabelecimento e consolidação de uma comunidade de prática.O segundo ésustentado teoricamente em Piaget, e envolve pesquisa em sala de aula.Por meio da articulação desses eixos, defendemos a possibilidade de construirmos modelos alternativos de processos de formação continuada de professores, o que pode dar visibilidade e fortalecer as especificidades da cultura profissional dos professores, e consequentemente potencializar seus processos formativos.pt_BR
dc.description.abstractThis essay discusses the two main axés of investigation developed within the scope of the Escola da Terra project, a program offered by a Brazilian federal university located in the state of Rio Grande do Sul. The first axis is grounded in the work of Nóvoa and Niza, and involves the formation of na interdisciplinary group, which incorporates the inherent logic needed to the establishment and consolidation of a community of practice. The secondis theoretically grounded in the work of Piaget, and involves research in the classroom. By articulating these axes, we argue for the possibility of building alternative models of in-service teacher education projects that give visibility and strengthen the specificities of teachers' professional culture, therefore enhancing their continuing education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Educação e Políticas em Debate. Uberlândia, MG. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 257-272pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContinuing teacher educationen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação continuadapt_BR
dc.subjectResearch in the classroomen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectCommunities of practiceen
dc.titleNotas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenaspt_BR
dc.title.alternativeNotes on a cooperative research with teachers from peasant, quilombolas and indigenous communities en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001161465pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples