Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas
dc.contributor.author | Collares, Darli | pt_BR |
dc.contributor.author | Sommer, Luis Henrique | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-02-10T04:57:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2023 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8346 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/254637 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente ensaio discute os dois eixos centrais de investigação desenvolvida no âmbito do curso Escola da Terra, em uma universidade federal, localizada no estado do Rio Grande do Sul. O primeiro eixo é sustentado em Nóvoa e Niza,e envolve a formação de um grupo interdisciplinar, assumindo a lógica inerente ao estabelecimento e consolidação de uma comunidade de prática.O segundo ésustentado teoricamente em Piaget, e envolve pesquisa em sala de aula.Por meio da articulação desses eixos, defendemos a possibilidade de construirmos modelos alternativos de processos de formação continuada de professores, o que pode dar visibilidade e fortalecer as especificidades da cultura profissional dos professores, e consequentemente potencializar seus processos formativos. | pt_BR |
dc.description.abstract | This essay discusses the two main axés of investigation developed within the scope of the Escola da Terra project, a program offered by a Brazilian federal university located in the state of Rio Grande do Sul. The first axis is grounded in the work of Nóvoa and Niza, and involves the formation of na interdisciplinary group, which incorporates the inherent logic needed to the establishment and consolidation of a community of practice. The secondis theoretically grounded in the work of Piaget, and involves research in the classroom. By articulating these axes, we argue for the possibility of building alternative models of in-service teacher education projects that give visibility and strengthen the specificities of teachers' professional culture, therefore enhancing their continuing education. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista Educação e Políticas em Debate. Uberlândia, MG. Vol. 12, n. 1 (jan./abr. 2023), p. 257-272 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Continuing teacher education | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Educação continuada | pt_BR |
dc.subject | Research in the classroom | en |
dc.subject | Pesquisa educacional | pt_BR |
dc.subject | Communities of practice | en |
dc.title | Notas sobre uma pesquisa cooperativa com professores de comunidades campesinas, quilombolas e indígenas | pt_BR |
dc.title.alternative | Notes on a cooperative research with teachers from peasant, quilombolas and indigenous communities | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001161465 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Files in this item
This item is licensed under a Creative Commons License
-
Journal Articles (40281)Humanities (6919)