Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorTavares, Natacha da Silvapt_BR
dc.contributor.authorWittizorecki, Elisandro Schultzpt_BR
dc.contributor.authorFraga, Alex Brancopt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Denise Grosso dapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Roseli Belmontept_BR
dc.contributor.authorIlha, Franciele Roos da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2023-02-10T04:55:01Zpt_BR
dc.date.issued2021pt_BR
dc.identifier.issn0103-4111pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254553pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa que dá origem a este texto trata-se de um estudo de caso etnográfico em uma escola estadual do Rio Grande do Sul em Viamão, com duração de um ano letivo, utilizando observação participante, entrevistas semiestruturadas e análise documental. O objetivo do presente artigo é identificar as tensões e problemáticas envolvidas no processo de construção curricular dos anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual do Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que as decisões políticas e organizacionais são pontos chave de tensão e problemática na construção curricular. Estas implicam na oferta de formação continuada de professores, nas questões de tempo e espaço da escola, bem como na formulação de recorrentes e contrastantes orientações educacionais e curriculares, e por sua vez ressoam nas condições e possibilidades de autonomia da escola no sentido de sua construção curricular.pt_BR
dc.description.abstractThe research that gave rise to this text was carried out by means of an ethnographic case study at a state schoolin Rio Grande do Sul in Viamão, duration of one academic year, through participant observation, semistructured interviews and documentary analysis. The objective of this article is to identify the tensions and problems involvedin the curricular construction process of the final years of elementary schoolin a state schoolin Rio Grande do Sul (RS). We understood that political and organizational decisions are key points of tension and problematic in curricular construction. These decisions imply the provision of continuous teacher training in the time and space of the school, as well as in the formulation of constant and different educational and curricular guidelines, and in turn resonate in the conditions and possibilities of autonomy of the schoolin the sense of its curricular construction.en
dc.description.abstractLa investigación que originó este texto se realizó através de une studio de caso etnográfico en una escuela estatal de Rio Grande do Sul en la ciudad de Viamão que duró un año académico (diezmeses), através de observación participante, entrevistas semiestructuradas y análisis de documentos. El objetivo deeste artículo es identificar las tensiones y los problemas involucrados en el proceso de construcción curricularde los últimos años de la escuela primaria en una escuela estatal en Rio Grande do Sul (RS). Entendemos que las decisiones políticas y organizativas son puntos clave de tensión y problemáticos en la construcción curricular. Estas decisiones implican la provisión de educación docente continua, cuestiones de tiempo y de espacio em la escuela, así como la formulación de orientaciones educativas y curriculares recurrentes y contrastantes, y a su vez resuenan con las condiciones y posibilidades de autonomíaescolar hacia construcción curricular.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMotrivivência. Florianópolis. Vol. 33, n.64 (2021), p. 01-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectCurricular constructionen
dc.subjectBasic educationen
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEnseñanza fundamentales
dc.subjectConstrucción curriculares
dc.subjectEducación básicaes
dc.titleDescaso, desorientação e (desin)formação continuada: ressonâncias na construção curricularpt_BR
dc.title.alternativeNeglect, desorientation and continued (desin)formation: resonances in the curricular constructionen
dc.title.alternativePérdida, desorientación y entrenamiento continuo: resonancias en la construcción curriculares
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001147231pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem