A dinâmica análise das ações estratégicas empresariais no agronegócio
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Tipo
Outro título
The dynamic analysis of strategic business actions in agribusiness
Assunto
Resumo
Este estudo tem por objetivo analisar as estratégias praticadas pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelasorganizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lid ...
Este estudo tem por objetivo analisar as estratégias praticadas pelas organizações que atuam no agronegócio. Como aspecto metodológico foi utilizada uma revisão sistemática da literatura em base bibliográfica de alcance mundial. Os resultados mostram os desafios de escolha e implementação das estratégias tomadas pelasorganizações frente ao mercado. Foram identificadas estratégias como marketing regional, segmentação de mercado, potencial turístico, agroturismo, de investimento, modelos para lidar com incertezas e riscos, reputação e imagem do produto. Em que as escolhas estratégicas dependem dos objetivos pretendidos pelas organizações e dos cenários em que elas se encontram, assim como, os tipos de estratégias tomadas para o alcance do sucesso organizacional. Os resultados também corroboram para a identificação de recursos –ativos humanos, físicos, financeiros, institucionais, coletivo, identidade empresarial -, e capacidades dinâmicas – aprendizagem organizacional, construção de relacionamento, gestão da qualidade e comercialização. As estratégias envolvem a promoçãoda sustentabilidade rural pela proveniência e cogovernança dos negócios rurais com o uso de sistema de gestão ambiental e desenvolvimento de serviços ecossistêmicos. ...
Abstract
Strategy research has become increasingly relevant to agribusiness organizations. Thus, this study aims to analyse the theme practiced by organizations that work in agribusiness. As a methodological aspect, a systematic literature review in a worldwide bibliographic base was used. The results showed the challenges of choosing and implementing the strategies taken by organizations in the face of the market. Strategies such as regional marketing, market segmentation, tourism potential, agrotouris ...
Strategy research has become increasingly relevant to agribusiness organizations. Thus, this study aims to analyse the theme practiced by organizations that work in agribusiness. As a methodological aspect, a systematic literature review in a worldwide bibliographic base was used. The results showed the challenges of choosing and implementing the strategies taken by organizations in the face of the market. Strategies such as regional marketing, market segmentation, tourism potential, agrotourism, investment, models to deal with uncertainties and risks, reputation and product image were identified. In which strategic choices depend on the objectives intended by organizations and the scenarios in which they find themselves, as well as the types of strategies taken to achieve organizational success. The results also corroborate the identification of resources - human, physical, financial, institutional, collective, corporate identity - and dynamic capabilities - organizational learning, relationship building, quality management and marketing assets. The strategies involve the promotion of rural sustainability through the provenance and co-governance of rural businesses with the use of an environmental management system and the development of ecosystem services. ...
Contido em
Revista Tecnologia e Sociedade. Curitiba. Vol. 18, n. 52 (2022), p. 285-307
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Sociais Aplicadas (4126)
-
Artigos de Periódicos (40304)Ciências Agrárias (3967)
Este item está licenciado na Creative Commons License