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dc.contributor.advisorRiesgo, Rudimar dos Santospt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Nathalia Florespt_BR
dc.date.accessioned2023-02-08T05:03:44Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/254502pt_BR
dc.description.abstractIntrodução: A avaliação otoneurológica em crianças e adolescentes inclui a avaliação do sistema vestibular periférico e central. Destaca-se a importância de avaliarmos o funcionamento do sistema vestibular na população infantil, visto que alterações nestes sistemas podem interferir no desenvolvimento e aquisição da aprendizagem, além de outros impactos negativos no desenvolvimento infantil. O Video Head Impulse Test (v- HIT) é um exame objetivo em ascensão na rotina clínica, que avalia o sistema vestibular periférico e central já amplamente utilizado na população adulta, mas pouco explorado em crianças e adolescentes. Este procedimento se diferencia das avaliações otoneurológicas convencionais, pois possibilita a execução em crianças e adolescentes de idades variadas, além de avaliar os seis canais semicirculares separadamente e apresentar uma elevada sensibilidade na detecção de vestibulopatias centrais. É de suma necessidade que haja o conhecimento dos valores de referência deste procedimento nesta população, assim como suas aplicabilidades clínicas, considerando suas vantagens diante outros métodos avaliativos. Objetivo: Verificar os valores de referência do v-HIT em crianças e adolescentes, além das aplicações clínicas nesta população. Metodologia: Estudo de revisão sistemática de literatura com metanálise, com buscas no mês de novembro de 2021, usando os descritores "Head Impulse Test" AND "Child" OR "Child Preschool" OR "Child Health" OR "Pediatrics" OR "Adolescent Health" nas bases de dados Pubmed, Embase, SCOPUS, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Web of Science, Sciencedirect, Portal BVS e Cochrane Library. Foram considerados critérios de inclusão artigos publicados até novembro de 2021, sem limitação de data inicial, em crianças e adolescentes até 18 anos. A qualidade metodológica dos artigos com relação à avaliação do risco de viés foi realizada pela escala Checklist for Analytical Cross Sectional Studies. Foi realizada metanálise do ganho por regressão do VOR nos três canais semicirculares (CSCs) das orelhas direita e esquerda, separadamente. Resultados: A estratégia de busca da revisão sistemática resultou na seleção final de 15 artigos. Observou-se que os artigos apresentaram delineamento transversal, critérios de inclusão claros, resultados medidos de forma válida e confiável e análise estatística apropriada para o estudo. Na metanálise, o número de artigos incluídos dependeu do canal semicircular avaliado, variando de três a quatro artigos para cada um dos seis canais semicirculares. Verificou-se que a média de latência do ganho do VOR em crianças e adolescentes com desenvolvimento típico foram: CSC posterior direito = 0,87; CSC posterior esquerdo = 0,90; CSC lateral direito = 1,01; CSC lateral esquerdo = 0,96; CSC anterior direito = 0,91; CSC anterior esquerdo = 0,90. Conclusão: Verificou-se na metanálise do ganho do VOR dos canais semicirculares anterior, lateral e posterior apresentaram uma variabilidade de 0,87 (IC95% 0,75-0,99) a 1,01(IC95% 0,98-1,03). Outrossim, constatou-se um considerável aumento nos estudos aplicando o v-HIT em nesta população nos últimos oito anos, tanto na busca de valores de referência para crianças e adolescentes com desenvolvimento típico, quanto nas aplicabilidades do v-HIT em diversas patologias. Quanto à análise metodológica dos estudos, observou-se que todos os estudos incluídos na revisão sistemática apresentam delineamento transversal e possuem um bom rigor metodológico nas suas execuções.pt_BR
dc.description.abstractIntroduction: The otoneurological evaluation in children and adolescents includes the evaluation of the peripheral and central vestibular system. The importance of evaluating the functioning of the vestibular system in the child population must be highlighted, since changes in these systems can interfere directly in the development and acquisition of learning, in addition to countless other impacts. The Video Head Impulse Test (v-HIT) is an objective test becoming popular in clinical routine, which evaluates the peripheral and central vestibular system, already widely used in the adult population, but little explored in children and adolescents. This procedure differs from conventional otoneurological evaluations, as it allows the performance of children and adolescents of different ages, in addition to evaluating the six semicircular canals separately and presenting a high sensitivity in the detection of central vestibulopathies. It is extremely necessary to know the reference values of this procedure in this population, as well as its applicability, considering its advantages over other evaluation methods. Objective: To verify the reference values of v-HIT in children and adolescents, in addition to its clinical applicability in this population. Methodology: A systematic literature review study with meta-analysis, with searches in november 2021, using the descriptors "Head Impulse Test" AND "Child" OR "Child Preschool" OR "Child Health" OR "Pediatrics" OR "Adolescent Health" " in Pubmed, Embase, SCOPUS, Scientific Electronic Library Online (SCIELO), Web of Science, Sciencedirect, Portal BVS and Cochrane Library databases. Inclusion criteria were articles published up to november 2021, with no limitation of starting date, in children and adolescents up to 18 years of age. The methodological quality of the articles in relation to the assessment of risk of bias was performed using the Checklist for Analytical Cross Sectional Studies scale. A meta-analysis of the VOR regression gain was performed in the three semicircular canals (SCCs) of the right and left ears, separately. Results: The systematic review search strategy resulted in the final selection of 15 articles. It was observed that the articles had a cross-sectional design, clear inclusion criteria, validly and reliably measured results, and appropriate statistical analysis for the study. In the meta-analysis, the number of articles included depended on the semicircular canal evaluated, ranging from three to four articles for each of the six semicircular canals. It was found that the average latency of VOR gain in children and adolescents with typical development were: right posterior CSC = 0.87; left posterior CSC = 0.90; right lateral CSC = 1.01; left lateral CSC = 0.96; Right anterior CSC = 0.91; Left anterior CSC = 0.90. Conclusion: In the meta-analysis, the VOR gain of the anterior, lateral and posterior semicircular canals showed a variability from 0.87 (95%CI 0.75-0.99) to 1.01 (95%CI 0.98-1, 03). Furthermore, there has been a considerable increase in studies applying v-HIT in this population in the last eight years, both in the search for reference values for children and adolescents with typical development, and in the applicability of v-HIT in various pathologies. As for the methodological analysis of the studies, it was observed that all the studies included in the systematic review have a cross-sectional design and have good methodological rigor in their execution.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeste do impulso da cabeçapt_BR
dc.subjectHead impulse testen
dc.subjectChilden
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectAdolescenten
dc.subjectRevisão sistemáticapt_BR
dc.subjectReviewen
dc.subjectVestibule, Labyrinthen
dc.subjectMetanálisept_BR
dc.subjectVestíbulo do labirintopt_BR
dc.subjectNeurotologyen
dc.subjectCriançapt_BR
dc.titleVideo head impulse test na população adolescente e infantil : uma revisão sistemática com metanálisept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coSleifer, Pricilapt_BR
dc.identifier.nrb001161243pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Medicinapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescentept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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