Curso sobre cuidados à criança e adolescente com falência intestinal crônica em uso de nutrição parenteral domiciliar
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Resumo
A primeira opção de tratamento para os pacientes pediátricos e adolescentes com diagnóstico de falência intestinal crônica que necessitam de nutrição parenteral por tempo prolongado é a nutrição parenteral domiciliar. Sua desospitalização requer uma estrutura familiar adequada, com treinamento e assistência dos principais cuidadores e equipe de Atenção Primária que será responsável pelo acompanhamento deste paciente. A interação ativa dos pacientes, seus cuidadores e profissionais da saúde é es ...
A primeira opção de tratamento para os pacientes pediátricos e adolescentes com diagnóstico de falência intestinal crônica que necessitam de nutrição parenteral por tempo prolongado é a nutrição parenteral domiciliar. Sua desospitalização requer uma estrutura familiar adequada, com treinamento e assistência dos principais cuidadores e equipe de Atenção Primária que será responsável pelo acompanhamento deste paciente. A interação ativa dos pacientes, seus cuidadores e profissionais da saúde é essencial, refletindo a qualidade da atuação da equipe multidisciplinar necessariamente envolvida. Em geral os profissionais da saúde municipais, de origem dos pacientes, não possuem na sua rotina assistencial o cuidado ao paciente em uso de nutrição parenteral domiciliar. Assim, identificou- se a educação a distância (EaD) como uma forma de buscar recursos alternativos educacionais, os quais visam a inclusão digital e tecnológica aplicada à educação permanente dos profissionais de saúde e familiares. Este estudo tem como objetivo principal desenvolver um curso para a capacitação de enfermeiros e familiares no cuidado às crianças e aos adolescentes portadores de falência intestinal crônica em uso de nutrição parenteral domiciliar na modalidade a distância. O estudo será desenvolvido em duas etapas: 1) planejamento e desenvolvimento e curso; 2) avaliação do curso pelos enfermeiros e familiares, avaliados por meio de pré-teste e pós-teste e entrevistas semiestruturadas. Pretende-se também a partir da análise dos dados a construção de um outro produto técnico baseado em ações educativas para profissionais da saúde e familiares para auxiliar em atividades referentes ao cuidado de crianças e adolescentes com diagnóstico de falência intestinal crônica. ...
Contido em
Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 6, supl 1 (jan./jul. 2022), p. 95
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (39124)Ciências Humanas (6674)
Este item está licenciado na Creative Commons License