Educação a distância : uma possibilidade de acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do sistema único de saúde
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Date
2022Type
Title alternative
Distance education: a possibility of access to permanent education for oral health professionals in the Unified Health System
Educación a distancia: una posibilidad de acceso a la educación permanente para profesionales de la salud bucal en el Sistema Único de Salud
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Para responder às necessidades relacionadas à educação na saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), faz-se necessária a produção de metodologias que atendam ao desafio de formar os profissionais segundo o seu contexto de trabalho. A educação na modalidade a distância (EaD) pode representar um caminho estratégico ao conciliar estudo e trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar o curso EaD — ‘Processo de trabalho em saúde bucal: conhecendo as atribuições da Atenção Primária à S ...
Para responder às necessidades relacionadas à educação na saúde dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS), faz-se necessária a produção de metodologias que atendam ao desafio de formar os profissionais segundo o seu contexto de trabalho. A educação na modalidade a distância (EaD) pode representar um caminho estratégico ao conciliar estudo e trabalho. O objetivo deste estudo foi analisar o curso EaD — ‘Processo de trabalho em saúde bucal: conhecendo as atribuições da Atenção Primária à Saúde e os protocolos de encaminhamento à rede especializada’ — como um espaço de apren-dizagem e acesso à educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS. A intenção foi identificar vantagens e desafios desta modalidade de educação, trazendo a percepção de seus participantes. A pesquisa caracteriza-se pela abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes do curso foram 32 profissionais que compõem as equipes de saúde bucal do SUS, entre cirurgiões-dentistas, técnicos em saúde bucal (TSB) e auxiliares em saúde bucal (ASB). A coleta dos dados foi realizada ao longo do desenvolvimento do curso por meio de fóruns e da interação do pesquisador/profes-sor com os profissionais cursistas. Além disso, foi utilizado um questionário de avaliação do curso composto por perguntas abertas e fechadas respondidas pelos participantes concluintes do mesmo. Os cursistas mostraram a formação EaD como vantajosa em re-lação à flexibilidade e facilidade de acesso conforme a disponibilidade comparada com à educação presencial. O curso constitui-se em um espaço de aprendizagem e de troca de saberes entre os educandos quando tem a participação ativa do professor. O estudo mostrou a EaD como uma possibilidade de educação permanente para profissionais de saúde bucal do SUS. ...
Abstract
To respond to the needs related to health education of professionals in the Unified Health System (SUS), it is necessary to produce methodologies that meet the challenge of training professionals according to their work context. Distance education (EaD) can represent a strategic path in reconciling study and work. The objective of this study was to analyze the EaD course — ‘Work process in oral health: knowing the attributions of Prima-ry Health Care and the protocols for referral to the specia ...
To respond to the needs related to health education of professionals in the Unified Health System (SUS), it is necessary to produce methodologies that meet the challenge of training professionals according to their work context. Distance education (EaD) can represent a strategic path in reconciling study and work. The objective of this study was to analyze the EaD course — ‘Work process in oral health: knowing the attributions of Prima-ry Health Care and the protocols for referral to the specialized network’ —, as a learning space and access to permanent education for health professionals. SUS oral health. The intention was to identify advantages and challenges of this type of education bringing the perception of its participants. The research is characterized by a qualitative approach, of the case study type. The course participants were 32 professionals who make up the oral health teams of the SUS, including dentists, oral health technicians (TSB) and oral health assistants (ASB). Data collection was carried out throughout the development of the course through forums and interaction between the researcher/teacher and the course professionals. In addition, a course evaluation questionnaire composed of open and closed questions answered by the participants completing the course was used. The course participants showed EaD training as advantageous in terms of flexibility and ease of access according to availability compared to face-to-face education. The course is a learning space and exchanging knowledge among students when it has the active participation of the teacher. The study showed EaD as a possibility of permanent education for SUS oral health professionals. ...
Resumen
Para responder a las necesidades relacionadas con la educación en salud de los profesionales del Sistema Único de Salud (SUS), es necesario producir metodologías que respondan al desafío de formar profesionales de acu-erdo con su contexto de trabajo. La educación a distancia (EaD) puede representar un camino estratégico en la conciliación del estudio y el trabajo. El objetivo de este estudio fue analizar el curso EaD – ‘Proceso de trabajo en salud bucal: conociendo las atribuciones de la Atenci ...
Para responder a las necesidades relacionadas con la educación en salud de los profesionales del Sistema Único de Salud (SUS), es necesario producir metodologías que respondan al desafío de formar profesionales de acu-erdo con su contexto de trabajo. La educación a distancia (EaD) puede representar un camino estratégico en la conciliación del estudio y el trabajo. El objetivo de este estudio fue analizar el curso EaD – ‘Proceso de trabajo en salud bucal: conociendo las atribuciones de la Atención Primaria de Salud y los protocolos de derivación a la red especializada’ –, como espacio de aprendizaje y acceso a la educación permanente para los profesionales de la salud SUS salud bucal. La intención fue identificar ventajas y desafíos de este tipo de educación, acer-cando la percepción de sus participantes. La investigación se caracteriza por un enfoque cualitativo, del tipo estudio de caso. Los participantes del curso fueron 32 profesionales que integran los equipos de salud bucal del SUS, entre odontólogos, técnicos de salud bucal (TSB) y auxiliares de salud bucal (ASB). La recolección de datos se realizó a lo largo del desarrollo del curso a través de foros e interacción entre el investigador/docente y los profesionales del curso. Además, se utilizó un cuestionario de evaluación del curso compuesto por pre-guntas abiertas y cerradas respondidas por los participantes que completaron el curso. Los participantes del curso mostraron formación EaD como ventajosa en términos de flexibilidad y facilidad de acceso según la dis-ponibilidad en comparación con la educación presencial. El curso es un espacio de aprendizaje e intercambio de conocimientos entre los estudiantes cuando se cuenta con la participación activa del docente. El estudio mostró la EaD como una posibilidad de educación permanente para los profesionales de la salud bucal del SUS. ...
In
Revista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 6, n. 2 (ago./dez. 2022), p. 1-11
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