Da experiência ao relato clínico : desafios do registro em uma pesquisa psicanalítica
Visualizar/abrir
Data
2022Tipo
Outro título
From experience to clinical reporting : challenges of registry in psychoanalytic research
Assunto
Resumo
A proposta do artigo é discutir a produção de registros em uma pesquisa psicanalítica. Tal pesquisa realizou o acompanhamento de bebês e educadoras em escolas de educação infantil, e o método de registro construído foi desenvolvido em três tempos. O tempo da experiência referese ao encontro com o campo, englobando exterioridade, alteridade, mas também reflexividade, transformação. O segundo tempo, que foi a escrita do diário clínico, comporta tanto o aspecto subjetivo como a tentativa de descre ...
A proposta do artigo é discutir a produção de registros em uma pesquisa psicanalítica. Tal pesquisa realizou o acompanhamento de bebês e educadoras em escolas de educação infantil, e o método de registro construído foi desenvolvido em três tempos. O tempo da experiência referese ao encontro com o campo, englobando exterioridade, alteridade, mas também reflexividade, transformação. O segundo tempo, que foi a escrita do diário clínico, comporta tanto o aspecto subjetivo como a tentativa de descrever cenas, acontecimentos. O terceiro tempo, da composição do relato clínico, envolve teorização metapsicológica, na qual se busca produzir fechamentos e abrir novas perguntas. ...
Abstract
This paper aims to discuss the production of records in psychoanalytic research. The research carried out an accompanying process of babies and educators in kindergarten schools, and the recording method in question was developed in three stages. The time of experience refers to the encounter with the field, encompassing exteriority, alterity, but also reflexivity, transformation. The second time was the writing of the clinical diary, which includes both the subjective aspect and the attempt to ...
This paper aims to discuss the production of records in psychoanalytic research. The research carried out an accompanying process of babies and educators in kindergarten schools, and the recording method in question was developed in three stages. The time of experience refers to the encounter with the field, encompassing exteriority, alterity, but also reflexivity, transformation. The second time was the writing of the clinical diary, which includes both the subjective aspect and the attempt to describe scenes and events. The third time, the composition of the clinical narrative report, involves theorizing. It’s when we seek to produce some closings and to uncover new questions. ...
Contido em
Ágora : estudos em teoria psicanalítica. Rio de Janeiro. Vol. 25, n. 2 (maio/ago. 2022), p. 31-38
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40281)Ciências Humanas (6919)
Este item está licenciado na Creative Commons License