"Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil
dc.contributor.advisor | Welp, Anamaria Kurtz de Souza | pt_BR |
dc.contributor.author | Sá, Barbara Lopes de | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-21T05:10:45Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253906 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de sequência didática a partir da leitura do livro infantil Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, de Bill Martin Jr. para ser utilizada por professores de língua inglesa em aulas desenvolvidas na Educação Infantil. Tendo como público alvo crianças de quatro a cinco anos, o trabalho aponta para a relevância de se utilizarem histórias infantis no ensino de inglês nessa faixa etária (TONELLI, 2005, 2008; WRIGHT, 1995; FERRARI, 2004). Também ressalta a importância das brincadeiras e da interação como formas de desenvolver a aprendizagem das crianças tendo em vista, principalmente, as ideias de Vygotsky (1991) e Edwards (2017). A sequência didática traz uma série de atividades e tarefas a serem realizadas considerando o uso do livro infantil e das brincadeiras com o propósito de envolver todos os estudantes em tarefas lúdicas. O objetivo deste trabalho é fornecer, a partir da sequência didática, um material que tenha o potencial de inspirar professores no contexto de Educação Infantil. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to present a proposal for an instructional unit based on the children's book Brown Bear, Brown Bear, What Do You See?, by Bill Martin Jr., to be used by English language teachers in classes developed for children aged four to five years old in Early Childhood Education. The study points to the relevance of using children's stories in English classes (TONELLI, 2005, 2008; WRIGHT, 1995; FERRARI, 2004). The paper also sheds light on the importance of playing games and interacting as ways to develop children's learning, considering the ideas of Vygotsky (1991) and Edwards (2017). The instructional unit has a series of tasks to be performed considering the use of the book and of games with the purpose of involving all students in playful tasks. The objective of this study is to provide an instructional unit that may potentially inspire teachers in the Early Child Education context. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | English teaching for young learners | en |
dc.subject | Ensino de língua estrangeira (inglês) | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Instructional unit for the English classroom | en |
dc.subject | Contação de histórias | pt_BR |
dc.subject | Storytelling | en |
dc.title | "Brown bear, brown bear, what do you see?" : uma proposta de sequência didática para o ensino de inglês na educação infantil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001160249 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2022 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Português e Inglês: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Letras (1206)