"Ninguém é uma ilha" : a proposição da gamificação no ensino de redação e a construção de uma unidade didática
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar, analisar e propor uma unidade didática chamada Ninguém é uma ilha, utilizando a metodologia chamada gamificação para tornar esse processo mais engajador e divertido. A unidade didática trabalha com o ensino e aprendizagem de Redação e, por isso, foi pensada para ser aplicada no primeiro ano do ensino médio nas aulas de Língua Portuguesa, já que poucas escolas possuem essa disciplina separada. A teoria utilizada se baseou no ...
O presente trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar, analisar e propor uma unidade didática chamada Ninguém é uma ilha, utilizando a metodologia chamada gamificação para tornar esse processo mais engajador e divertido. A unidade didática trabalha com o ensino e aprendizagem de Redação e, por isso, foi pensada para ser aplicada no primeiro ano do ensino médio nas aulas de Língua Portuguesa, já que poucas escolas possuem essa disciplina separada. A teoria utilizada se baseou nos processos para se gamificar um espaço (ALVES, 2014), no uso de metodologias ativas (BERGMANN & SAMS, 2012), nas qualidades discursivas de um texto (GUEDES, 2009), nos conceitos de coesão e coerência (KOCH, 2020); (KOCH & TRAVAGLIA, 2021) e nas maneiras de se montar uma unidade didática (DAMIS, 2006); (SIMÕES et al, 2012). Esse trabalho também apresenta uma unidade didática, que está dividida em cinco partes, almejando auxiliar os(as) alunos(as) no processo de escrita de uma redação, trabalhando com a sua estrutura básica. Para mais, também tem como objetivo o trabalho em equipe por parte dos estudantes, além de propor que a unidade didática seja adaptada às mais diferentes realidades, permitindo que o(a) professor(a) possa se sentir livre para fazer as alterações que julgar necessárias. ...
Abstract
This course completion paper aims to present, analyze, and propose a teaching unit called Nobody is an island, using the gamification methodology to make this process more engaging and fun. The didactic unit works with the teaching and learning of writing, and was designed to be applied to the first year of high school in the Portuguese Language class, since few schools have this subject separately. The theory used was based on the processes to gamify a space (ALVES, 2014), on the use of active ...
This course completion paper aims to present, analyze, and propose a teaching unit called Nobody is an island, using the gamification methodology to make this process more engaging and fun. The didactic unit works with the teaching and learning of writing, and was designed to be applied to the first year of high school in the Portuguese Language class, since few schools have this subject separately. The theory used was based on the processes to gamify a space (ALVES, 2014), on the use of active methodologies (BERGMANN & SAMS, 2012), on the discursive qualities of a text (GUEDES, 2009), on the concepts of cohesion and coherence (KOCH, 2020) (KOCH & TRAVAGLIA, 2021), and on the ways to put together a didactic unit (DAMIS, 2006) (SIMÕES et al, 2012). This work also presents a teaching unit, which is divided into five parts, aiming to help students in the process of writing an essay, working with its basic structure. In addition, it also aims to promote teamwork among students, and proposes that the teaching unit be adapted to the most different realities, allowing the teacher to feel free to make any changes he/she deems necessary. ...
Resumen
El presente trabajo de fin de curso pretende presentar, analizar y proponer una unidad didáctica denominada Nadie es una isla, utilizando la metodología denominada gamificación para hacer este proceso más atractivo y divertido. La unidad didáctica trabaja con la enseñanza y el aprendizaje de la escritura y, por lo tanto, fue diseñada para ser aplicada en el primer año de la escuela secundaria en las clases de Lengua Portuguesa, ya que pocas escuelas tienen esta materia separada. La teoría utili ...
El presente trabajo de fin de curso pretende presentar, analizar y proponer una unidad didáctica denominada Nadie es una isla, utilizando la metodología denominada gamificación para hacer este proceso más atractivo y divertido. La unidad didáctica trabaja con la enseñanza y el aprendizaje de la escritura y, por lo tanto, fue diseñada para ser aplicada en el primer año de la escuela secundaria en las clases de Lengua Portuguesa, ya que pocas escuelas tienen esta materia separada. La teoría utilizada se basó en los procesos de gamificar un espacio (ALVES, 2014), el uso de metodologías activas (BERGMANN & SAMS, 2012), las cualidades discursivas de un texto (GUEDES, 2009), los conceptos de cohesión y coherencia (KOCH, 2020) (KOCH & TRAVAGLIA, 2021) y las formas de organizar una unidad didáctica (DAMIS, 2006) (SIMÕES et al, 2012). Esta obra también presenta una unidad didáctica, que se divide en cinco partes, con el objetivo de ayudar a los(as) alumnos(as) en el proceso de escribir un texto, trabajando con su estructura básica. Además, también tiene como objetivo el trabajo en equipo por parte de los(as) alumnos(as), además de proponer que la unidad didáctica se adapte a las más diversas realidades, permitiendo que el/la profesor(a) se sienta libre de realizar los cambios que considere necesarios. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Espanhol: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Letras (1219)
Este item está licenciado na Creative Commons License