Mestra Griô Elaine : confluências na formação em processos comunitários, escolares e acadêmicos
Visualizar/abrir
Data
2022Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
O presente trabalho de conclusão do curso de licenciatura em História objetiva analisar o percurso de formação de uma Mestra Griô, liderança feminina negra porto-alegrense, considerando sua trajetória em seus aspectos de confluência entre conhecimentos comunitários e saberes escolares ou acadêmicos. Trata-se da trajetória da quilombola Maria Elaine Espíndola Rodrigues, professora aposentada e liderança negra reconhecida como Mestra Griô pelo Projeto Museu Percurso do Negro/Centro de Referência ...
O presente trabalho de conclusão do curso de licenciatura em História objetiva analisar o percurso de formação de uma Mestra Griô, liderança feminina negra porto-alegrense, considerando sua trajetória em seus aspectos de confluência entre conhecimentos comunitários e saberes escolares ou acadêmicos. Trata-se da trajetória da quilombola Maria Elaine Espíndola Rodrigues, professora aposentada e liderança negra reconhecida como Mestra Griô pelo Projeto Museu Percurso do Negro/Centro de Referência Afro-Brasileira/Programa MONUMENTA, em 2009, e pela Câmara Municipal de Porto Alegre, em 2010. Utiliza-se o conceito de confluências, cunhado por Antônio Bispo dos Santos, para tratar as articulações entre diferentes aprendizados advindos de espaços epistemológicos distintos. Como metodologia, optou-se pela abordagem qualitativa, com uso de entrevista semiestruturada, inspirada na história oral e no reconhecimento da oralidade como valor civilizatório afro-brasileiro. Igualmente utiliza-se revisão bibliográfica e outras entrevistas realizadas com a liderança feminina em evidência. Na qualidade de resultados, foi possível constatar na história da escolarização de Mestra Elaine, evoca e reitera estratégias de resistência cultural e de combate ao racismo adotadas por famílias negras rio-grandenses. Igualmente considera-se a validade da confluência de duas tradições educativas independentes ou distintas entre si, sem hierarquização valorativa de saberes, como potencialidade no combate ao racismo pelo viés do ensino de história. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License