Recursos educacionais abertos : potencialidades de vídeo animações para o componente curricular de Ciências nos anos finais do ensino fundamental
Visualizar/abrir
Data
2021Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Especialização
Outro título
Open educational resources : potential of video animations for the science curriculum component in the final years of elementary school
Assunto
Resumo
A utilização de REA permite que o usuário os aplique de forma livre e faça compartilhamentos sem solicitação de licença. Além disso, quando autorizado pelo produtor, podem ser modificados, proporcionando inclusive a produção de novos REA. Dessa maneira, entende-se que a sua utilização para o ensino de ciências no Brasil, pode permitir um maior acesso dos discentes às Habilidades indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente estudo aborda a potencialidade da utilização de REA, ...
A utilização de REA permite que o usuário os aplique de forma livre e faça compartilhamentos sem solicitação de licença. Além disso, quando autorizado pelo produtor, podem ser modificados, proporcionando inclusive a produção de novos REA. Dessa maneira, entende-se que a sua utilização para o ensino de ciências no Brasil, pode permitir um maior acesso dos discentes às Habilidades indicadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O presente estudo aborda a potencialidade da utilização de REA, no formato de vídeo-animações para o ensino de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que realizou uma análise documental, partindo dos documentos oficiais governamentais e o mapeamento de trabalhos inseridos nessa temática presentes no Portal de Periódicos da CAPES. Em função disso, se estabeleceram parâmetros para a construção, criação e utilização desses REA. Adicionalmente, com base nos documentos orientadores foram escolhidas quatro habilidades por ano e produzidos vídeo animações. Esses recursos construídos estão disponíveis no canal “REA de Ciências” do Youtube. Como resultados encontrados, verifica-se a necessidade da inclusão da possibilidade de construção de REA em documentos oficiais, como a BNCC, por exemplo. Além de uma divulgação junto aos docentes e, por consequência, aos discentes. Por fim, concluímos que para o ensino de ciências o uso de REA aliado às tecnologias, torna-se um facilitador e, há um vasto caminho a ser trilhado por aqueles que optarem em produzir e/ou usar REA no ensino de ciências no Brasil. ...
Abstract
The use of Open Educational Resources (OER) allows the user to apply them freely and share without requiring a license. Furthermore, when authorized by the producer, they can be modified, resulting in the production of a new OER. Thus, it is understood that its use in science teaching in Brazil can allow greater access of students to the skills indicated by the Common National Curriculum Base (BNCC). The present study addresses the potential of using OER in the format of video-animations for te ...
The use of Open Educational Resources (OER) allows the user to apply them freely and share without requiring a license. Furthermore, when authorized by the producer, they can be modified, resulting in the production of a new OER. Thus, it is understood that its use in science teaching in Brazil can allow greater access of students to the skills indicated by the Common National Curriculum Base (BNCC). The present study addresses the potential of using OER in the format of video-animations for teaching science in the final years of elementary education. This is a qualitative research that carried out a documental analysis, based on official governmental documents and the mapping of works included in this theme, present in the CAPES publications portal. As a result, parameters were established for the construction, creation and use of these OER. Additionally, based on the guiding documents, four skills were chosen per year and video animations were produced. These resources are available on the Youtube channel “REA de Ciências". As results found, there is a need for the inclusion of the possibility of OER construction in official documents, such as the BNCC, for example. Besides dissemination to the teachers and, consequently, to the students. Finally, we conclude that for science teaching the use of OER combined with technologies, becomes a facilitator, and there is a long way to go for those who choose to produce and/or use OER in science teaching in Brazil. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Curso de Especialização em Ensino de Ciências “Ciência é 10!”.
Coleções
-
Ciências Biológicas (182)
Este item está licenciado na Creative Commons License