Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDeus, Sandra de Fatima Batista dept_BR
dc.contributor.authorPereira, Natalize Ribeiropt_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T05:05:20Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253785pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por objetivo analisar como o Sport Club Internacional se posiciona perante a causa antirracista no seu twitter, em especifico no dia da consciência negra. No percurso da pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica nos campos de organizações, racismo, posicionamento de marca, comunicação e futebol, com base nos conceitos dados por especialistas dessas áreas como Richard Hall, que é estudioso no campo da teoria organizacional, ainda na área de organizações, Schein, Kunsch e Daft autores que abordam essa temática. Para estruturação do capítulo sobre racismo, a pesquisa está amparada em autores contemporâneos como Djamila Ribeiro e Sílvio de Almeida. O posicionamento da marca conta com especialistas que deram o conceito de posicionamento como Al Ries e Jack Trout e Tavares, Ketler e Kotler. Como metodologia utiliza a análise de conteúdo de Lawrence Bardin. Se adota como objeto de análise as peças publicadas no twitter do Sport Clube Internacional, no dia da consciência negra dos anos 2019,2020 e 2021, que permitem concluir que o Clube se posiciona positivamente na luta contra o racismo no futebol.pt_BR
dc.description.abstractThe research aims to analyze and identify how Sport Club Internacional is positioned towards the anti-racist cause on its twitter, specifically on the day of black consciousness. In carrying out the research, a bibliographic review was carried out in the fields of organizations, racism, brand positioning, communication and soccer, based on concepts given by specialists in these areas such as Richard Hall, who is a scholar in the field of organizational theory, still in the area of organizations, Schein, Kunsch and Daft authors who approach this theme a lot. For structuring the chapter on racism, contemporary authors such as Djamila Ribeiro and Sílvio de Almeida will be used, in the chapter on brand positioning, experts who gave the concept of positioning will be approached, being Al Ries and Jack Trout, and to complement, Tavares, Ketler and Kotler. Then, content analysis with author Bardin. The articles published on the twitter of Sport Club Internacional, on the day of black consciousness in the years 2019, 2020 and 2021, are adopted as the object of analysis, which analyzed, based on the methodology of content analysis, allow us to conclude that the Club is positively positioned in the fight against racism in soccer.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTwitter (Site)pt_BR
dc.subjectBrand positioningen
dc.subjectGestão de marcaspt_BR
dc.subjectSoccer cluben
dc.subjectRacismo : Brasilpt_BR
dc.subjectRacismen
dc.subjectInternacionalen
dc.subjectAnti-racisten
dc.titleO posicionamento do Sport Club Internacional frente a pauta do racismo no Twitterpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157214pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples