Em cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacurau
Visualizar/abrir
Data
2022Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
O presente trabalho buscou analisar no âmbito da Museologia duas representações de museus no cinema, a partir dos filmes Pantera Negra (EUA, 2018) e Bacurau (BRA, 2019), produções contemporâneas e que fazem parte do que se define como cultura pop. Inicialmente, apresenta-se o conceito de cultura pop e representação em constante diálogo com o mundo cinematográfico. Em um segundo momento a monografia dedica-se a apresentar e analisar as duas obras destacando a relevância de cada uma em seus respe ...
O presente trabalho buscou analisar no âmbito da Museologia duas representações de museus no cinema, a partir dos filmes Pantera Negra (EUA, 2018) e Bacurau (BRA, 2019), produções contemporâneas e que fazem parte do que se define como cultura pop. Inicialmente, apresenta-se o conceito de cultura pop e representação em constante diálogo com o mundo cinematográfico. Em um segundo momento a monografia dedica-se a apresentar e analisar as duas obras destacando a relevância de cada uma em seus respectivos nichos, além de seus prêmios, sinopse e particularidades. Em seguida, a pesquisa chega em seu objetivo principal, e observa os diferentes museus representados pelos longas, sendo um atribuído ao Lugar Colonial e outro ao Lugar Decolonial. O trabalho encerra refletindo acerca da estética cultural do Afrofuturismo, presente em ambos os filmes, bem como problematiza determinados aspectos no campo dos museus em diálogo com as reflexões decoloniais presentes na Nova Museologia. Por meio de uma reflexão fílmica e conceitual, busca-se contribuir para o debate sobre a importância da representação das diferentes faces e fases dos museus no mundo contemporâneo. ...
Abstract
The present work sought to analyze within the scope of Museology two representations of museums in cinema, from the movies Black Panther (USA, 2018) and Bacurau (BRA,2019) contemporary productions that are part of what is defined as pop culture. Initially, it is presented the concept of pop culture and representation in constant dialogue with the cinematographic world. In a second moment, the monograph is dedicated to presenting and analyzing the two works, highlighting the relevance of each on ...
The present work sought to analyze within the scope of Museology two representations of museums in cinema, from the movies Black Panther (USA, 2018) and Bacurau (BRA,2019) contemporary productions that are part of what is defined as pop culture. Initially, it is presented the concept of pop culture and representation in constant dialogue with the cinematographic world. In a second moment, the monograph is dedicated to presenting and analyzing the two works, highlighting the relevance of each one in their respective niches, in addition to their awards, synopsis and particularities. Then, the research reaches its main objective, and observes the different museums represented by the feature films, one attributed to the Colonial Place, and the other to the Decolonial Place. The research ends by reflecting on the cultural aesthetics of Afrofuturism, present in both films, as well as problematizing certain aspects in the field of museums in dialogue with the decolonial reflections present in the New Museology. Through a filmic and conceptual reflection, the goal is to contribute to the debate on the importance of representing the different faces and phases of museums in the contemporary world. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Museologia: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Museologia (153)
Este item está licenciado na Creative Commons License