Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorAquino, Vanessa Barrozo Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Bruna Patrícia Martin dept_BR
dc.date.accessioned2023-01-17T05:04:52Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253762pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho buscou analisar no âmbito da Museologia duas representações de museus no cinema, a partir dos filmes Pantera Negra (EUA, 2018) e Bacurau (BRA, 2019), produções contemporâneas e que fazem parte do que se define como cultura pop. Inicialmente, apresenta-se o conceito de cultura pop e representação em constante diálogo com o mundo cinematográfico. Em um segundo momento a monografia dedica-se a apresentar e analisar as duas obras destacando a relevância de cada uma em seus respectivos nichos, além de seus prêmios, sinopse e particularidades. Em seguida, a pesquisa chega em seu objetivo principal, e observa os diferentes museus representados pelos longas, sendo um atribuído ao Lugar Colonial e outro ao Lugar Decolonial. O trabalho encerra refletindo acerca da estética cultural do Afrofuturismo, presente em ambos os filmes, bem como problematiza determinados aspectos no campo dos museus em diálogo com as reflexões decoloniais presentes na Nova Museologia. Por meio de uma reflexão fílmica e conceitual, busca-se contribuir para o debate sobre a importância da representação das diferentes faces e fases dos museus no mundo contemporâneo.pt_BR
dc.description.abstractThe present work sought to analyze within the scope of Museology two representations of museums in cinema, from the movies Black Panther (USA, 2018) and Bacurau (BRA,2019) contemporary productions that are part of what is defined as pop culture. Initially, it is presented the concept of pop culture and representation in constant dialogue with the cinematographic world. In a second moment, the monograph is dedicated to presenting and analyzing the two works, highlighting the relevance of each one in their respective niches, in addition to their awards, synopsis and particularities. Then, the research reaches its main objective, and observes the different museums represented by the feature films, one attributed to the Colonial Place, and the other to the Decolonial Place. The research ends by reflecting on the cultural aesthetics of Afrofuturism, present in both films, as well as problematizing certain aspects in the field of museums in dialogue with the decolonial reflections present in the New Museology. Through a filmic and conceptual reflection, the goal is to contribute to the debate on the importance of representing the different faces and phases of museums in the contemporary world.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectPop cultureen
dc.subjectMuseologia socialpt_BR
dc.subjectNew museologyen
dc.subjectAnálise de conteúdopt_BR
dc.subjectAfrofuturismen
dc.subjectBlack pantheren
dc.subjectBacurauen
dc.titleEm cartaz : as representações dos museus em Pantera Negra e Bacuraupt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001157183pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2022pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples