Mostrar registro simples

dc.contributor.authorGrande, Tássia Priscila Fagundespt_BR
dc.contributor.authorMachado, Letícia Sophia Rochapt_BR
dc.contributor.authorSlodkowski, Bruna Kinpt_BR
dc.contributor.authorSigal, Carla Buenopt_BR
dc.contributor.authorSampaio, Deyse Cristina Frizzopt_BR
dc.contributor.authorAkazaki, Jacqueline Mayumipt_BR
dc.contributor.authorMendes, Jozelina Silva da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBehar, Patrícia Alejandrapt_BR
dc.date.accessioned2023-01-14T05:14:55Zpt_BR
dc.date.issued2022pt_BR
dc.identifier.issn1679-1916pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/253719pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um Material Educacional Digital (MED) que podeauxiliar os idososa se tornarem multiplicadores de saberes no meio virtual. O número de idosos cresce a cada ano, assim como o acesso às tecnologias digitais.O intuito da pesquisa é criar um MED, denominado CMEAD -Cybersêniors Multiplicadores na EaD. Ametodologia foi qualitativa, do tipo interpretativa, de natureza aplicada, sendo exploratória. O público-alvo foram idosos que participaram de um curso extensão em uma universidade brasileira. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line com perguntas abertas referentes ao material CMEAD que foi desenvolvido e aplicado no decorrer do curso. Os participantes foram 36idosos. Osdados coletados apontamque os cybersêniors verificarama importância do MED para a construção dos seus materiais digitais, bem como a pertinência dos recursos multimídias, em especial a disponibilização de conteúdos em formato pdf para que eles pudessem imprimir e usar como apoio pedagógico. OCMEAD se mostrou de grande valia para o público mais velho que deseja construir e compartilhar seus próprios materiais, contribuindo para o desenvolvimento da autoria digital.pt_BR
dc.description.abstractThis article aims to present the development of a Digital Educational Material (DEM) that can help the elderly to become multipliers of knowledge in the virtual environment. The number of elderly people grows every year, as does the access to digital technologies. The purpose of the research is to create a DEM, called CMEAD –CyberseniorKnowledgeMultipliers in Distance Education. The methodology wasqualitative, interpretive, applied in nature, being exploratory. The target audience wereelderly people who participated in an extension course at a Brazilian university. For datacollection, an online questionnaire was used with open questions referring to theCMEAD material that was developed and applied during the course. The participants were 36 elderly. The data collected indicate that cyberseniors verified the importance of DEMfor theconstruction of their digital materials, as well as the relevance of multimedia resources, especially the availability of content in pdf format so that they could print and use as pedagogical support. CMEAD proved to be of great value to the older audience that wants to build and share their own materials, contributing to the development of digital authorship.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 2 (ago. 2022), p. 32-42pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectOlder peopleen
dc.subjectMultipliersen
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectCyberseniorsen
dc.subjectDigital educational materialen
dc.titleCybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digitalpt_BR
dc.title.alternativeCybersenior multipliers in distance education : construction of a digital educational materialen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001159686pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples