Mostrar el registro sencillo del ítem
Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital
dc.contributor.author | Grande, Tássia Priscila Fagundes | pt_BR |
dc.contributor.author | Machado, Letícia Sophia Rocha | pt_BR |
dc.contributor.author | Slodkowski, Bruna Kin | pt_BR |
dc.contributor.author | Sigal, Carla Bueno | pt_BR |
dc.contributor.author | Sampaio, Deyse Cristina Frizzo | pt_BR |
dc.contributor.author | Akazaki, Jacqueline Mayumi | pt_BR |
dc.contributor.author | Mendes, Jozelina Silva da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Behar, Patrícia Alejandra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-01-14T05:14:55Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1679-1916 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/253719 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem por objetivo apresentar o desenvolvimento de um Material Educacional Digital (MED) que podeauxiliar os idososa se tornarem multiplicadores de saberes no meio virtual. O número de idosos cresce a cada ano, assim como o acesso às tecnologias digitais.O intuito da pesquisa é criar um MED, denominado CMEAD -Cybersêniors Multiplicadores na EaD. Ametodologia foi qualitativa, do tipo interpretativa, de natureza aplicada, sendo exploratória. O público-alvo foram idosos que participaram de um curso extensão em uma universidade brasileira. Para a coleta de dados, utilizou-se um questionário on-line com perguntas abertas referentes ao material CMEAD que foi desenvolvido e aplicado no decorrer do curso. Os participantes foram 36idosos. Osdados coletados apontamque os cybersêniors verificarama importância do MED para a construção dos seus materiais digitais, bem como a pertinência dos recursos multimídias, em especial a disponibilização de conteúdos em formato pdf para que eles pudessem imprimir e usar como apoio pedagógico. OCMEAD se mostrou de grande valia para o público mais velho que deseja construir e compartilhar seus próprios materiais, contribuindo para o desenvolvimento da autoria digital. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article aims to present the development of a Digital Educational Material (DEM) that can help the elderly to become multipliers of knowledge in the virtual environment. The number of elderly people grows every year, as does the access to digital technologies. The purpose of the research is to create a DEM, called CMEAD –CyberseniorKnowledgeMultipliers in Distance Education. The methodology wasqualitative, interpretive, applied in nature, being exploratory. The target audience wereelderly people who participated in an extension course at a Brazilian university. For datacollection, an online questionnaire was used with open questions referring to theCMEAD material that was developed and applied during the course. The participants were 36 elderly. The data collected indicate that cyberseniors verified the importance of DEMfor theconstruction of their digital materials, as well as the relevance of multimedia resources, especially the availability of content in pdf format so that they could print and use as pedagogical support. CMEAD proved to be of great value to the older audience that wants to build and share their own materials, contributing to the development of digital authorship. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | RENOTE: Novas Tecnologias na Educação. Porto Alegre, RS. Vol. 20, n. 2 (ago. 2022), p. 32-42 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Older people | en |
dc.subject | Multipliers | en |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Cyberseniors | en |
dc.subject | Digital educational material | en |
dc.title | Cybersêniors multiplicadores na EaD : construção de um material educacional digital | pt_BR |
dc.title.alternative | Cybersenior multipliers in distance education : construction of a digital educational material | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001159686 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40405)Ciencias Humanas (6947)